Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do golpe do boleto falso? Serviço para combater prática é lançado; veja como ele funciona

Confira agora mesmo como aproveitar o serviço lançado recentemente e não perca seu dinheiro através do golpe do boleto falso!

Não é pequeno o número de cidadãos brasileiros que já foram vítimas do golpe do boleto falso. Por isso, para inibir essa prática, o Instituto de Protestos do Brasil (IEPTB), que conta com mais de 3 mil cartórios de protesto do Brasil, lançou um serviço que permite que o devedor verifique a existência de algum protesto em seu nome.

Segundo Serasa Experian, o protesto em cartório acontece quando uma pessoa não paga uma dívida e se torna inadimplente. Assim, o credor pode registrar em cartório o não cumprimento da quitação. No caso do serviço para combater o golpe do boleto falso, o devedor pode descobrir se existe alguma cobrança em seu nome.

Como aproveitar o serviço para não cair no golpe do boleto falso?

  • Acesse a página de consulta;
  • Role a tela até localizar a opção “Consulta de CPF/CPNJ” e toque sobre ela;
  • Agora, informe o número do CPF ou do CNPJ e clique no ícone da lupa;
  • Em caso de cobrança, entre em contato com o credor, regularize o débito e cancele o protesto no cartório indicado.
Pessoa segura boletos impressos
Imagem: Grusho Anna / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como funciona a prática? Quais dicas seguir?

O golpe do boleto falso ocorre quando criminosos encaminham (por carta, e-mail, redes sociais, etc) cobranças falsas para as vítimas, que, por sua vez, acreditam e realizam o pagamento. Eles não utilizam apenas nomes de empresas, até mesmo o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é usado.

Sendo assim, para não cair nas garras dos golpistas, as pessoas devem sempre conferir os números do código da cobrança. Isso porque a sequência que aparece na parte superior e inferior precisam ser a mesma. Vale lembrar que os três primeiros dígitos correspondem ao código do banco emissor.

Veja também:

Prêmios de até R$ 20.000 são distribuídos para quem registrou CPF na nota fiscal; saiba como

Além disso, é indicado buscar um canal oficial para confirmar a veracidade da cobrança e conferir possíveis erros de português no boleto. Assim como em outras práticas, no golpe do falso boleto é comum que os criminosos errem algumas palavras.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital