Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Fim do novo ensino médio? Especialistas pedem a volta da metodologia de 2012

O novo ensino médio, implementado em 2017 durante o governo de Michel Temer, tem gerado questionamentos entre os especialistas; entenda!

Januária VargasPor Januária Vargas3 min de leitura
professor dando aula para uma turma do ensino médio de uma escola pública

O novo Ensino Médio pode estar com os dias contados, isso se o governo acatar o pedido de especialistas para a revogação da medida implementada em 2017, durante a gestão de Michel Temer (MDB).

Desse modo, é solicitado que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 2012 sejam retomadas nas instituições de ensino do país. 

Vale ressaltar que, na última quinta-feira, 9, o MEC (Ministério da Educação) abriu uma consulta pública, no Diário Oficial da União, com o intuito de avaliar e reestruturar a polícia nacional do Ensino Médio. Contudo, os especialistas pedem que, antes de fomentar o diálogo, a medida seja revogada imediatamente. 

Consulta com o prazo apertado

Os especialistas alegam que o cronograma da consulta pública é apertado e, com isso, o diálogo entre as partes fica comprometido. Nesse sentido, o professor e pesquisador da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara, diz que o calendário atual compromete a possibilidade de discussão. 

“Ela restringe a participação a um cronograma muito apertado e, simplesmente, a questões de implementação da reforma, sendo que a demanda dos estudantes e dos professores é a revogação”, afirmou o professor à Agência Brasil. 

Em vista disso, a professora e coordenadora do Observatório do Ensino Médio da UFPR, Mônica Ribeiro da Silva, relata que o prazo apresentado pelo MEC pode desmobilizar o debate nacional. Ademais, ela alega que o governo não está à disposição para revogar a lei atual e que apenas procura ajustes no modelo de ensino adotado em 2017. 

“Esperávamos um ministério que, de fato, pusesse um fim àquela lei que nasceu do golpe de 2016, pelo governo Temer, por medida provisória, no debate apressado no Congresso Nacional e que acabou sendo regulamentada em cada rede estadual de um jeito”, relatou Silva. 

Reestruturar o Ensino Médio

Mônica da Silva menciona que “nós temos, hoje, 27 ensinos médios pelo Brasil. Nós temos currículos com 200 páginas e currículos com 900 páginas, todos eles com assessoria privada.”

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Além disso, ela cita que o método atual de ensino “é um enorme mercado que existe apenas para atender as fundações empresariais”. 

Nesse sentido, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou à Agência Brasil que “o Ensino Médio já está em andamento na sua implementação”. Portanto, o líder da pasta considera primordial ouvir os especialistas, estudantes, professores e entidades para que, juntos, possam tomar decisões.

Ademais, o ministro afirma que as deliberações precisam ser tomadas de forma urgente. Isso pois servirão como base para a elaboração do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024. 

Imagem: Joa Souza/ shutterstock.com

Januária Vargas

Autor

Januária Vargas

Jornalista, graduada pelo Centro Universitário UNA, com 10 anos de experiência em produção de textos e assessoria de comunicação. Atualmente, estuda Nutrição & Saúde Integrativa e trabalha como redatora do portal Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados