Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do saque-aniversário? Ministro do Trabalho vai pedir a proibição da modalidade

Entenda por que o ministro do Trabalho quer proibir o saque-aniversário do FGTS e saiba qual seria a modalidade disponível aos trabalhadores.

O novo governo assumiu no último domingo (1º) e, com isso, diversas mudanças têm acontecido no Brasil. Assim, uma das novidades que pode não agradar muita gente, é que Luiz Marinho (PT), ministro do Trabalho, tem a intenção de propor ao presidente Lula a proibição do saque-aniversário do FGTS

Vale destacar que essa é uma modalidade escolhida por muitas pessoas, ou seja, pode ser uma decisão pouco popular. Mas, para Marinho, a medida visa preservar a poupança do trabalhador.

A proposta foi informada pelo próprio ministro em entrevista ao jornal O Globo, na última quarta-feira (4). 

Apesar do ministro ter a intenção de proibir a modalidade, o tema deve passar por uma análise e discussão junto ao Conselho Curador do FGTS bem como com as centrais sindicais.

Saque-aniversário do FGTS

Primeiramente, é preciso mencionar que essa modalidade de saque surgiu em 2020 e permite que o trabalhador retire parte do saldo da conta do FGTS uma vez ao ano, no mês de seu aniversário.

Além disso, a modalidade é opcional. Ou seja, quem não optar pelo recurso ainda pode ter acesso ao sistema tradicional, o Saque-Rescisão. 

Outro fator importante é que, se o trabalhador que escolheu o saque-aniversário for demitido, só poderá sacar o valor referente a multa de rescisão e não o valor total disponível em conta. 

Apesar disso, cerca de 28 milhões de pessoas já retiraram o total de R$ 12 bilhões ao ano nesta opção do FGTS.

Qual o motivo da proibição?

O ministro do trabalho, como dito anteriormente, deve propor ao presidente Lula a proibição do saque-aniversário.

Tal medida, de acordo com o ministério, será proposta porque o saque pode ser prejudicial ao propósito do FGTS. Ou seja, garantir a segurança financeira em caso de demissão, auxiliar na aposentadoria ou ajudar na compra da casa própria. 

Sendo assim, para o Ministério do Trabalho, o valor do saque não deve ser para o consumo cotidiano dos trabalhadores. Ou seja, deve ser mantida a ideia inicial de ser um recurso usado para casos de demissão e compra de imóvel. 

Empréstimo com as menores taxas usando o saque-aniversário

Sabia que é possível usar o saque-aniversário para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Luiz Marinho/Flickr