Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do TikTok? Projeto de lei para banir o app é aprovado; entenda

Entenda as implicações da aprovação do novo projeto de lei que visa o banimento da rede social TikTok. Saiba mais!

A rede social TikTok, administrada pela empresa chinesa ByteDance, enfrenta mais um obstáculo significativo nos Estados Unidos. No último fim de semana, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que pode levar ao banimento total da plataforma no país.

Dessa forma, saiba mais sobre as implicações dessa medida e o impacto que ela pode ter no cenário digital global. Continue a leitura para mais informações!

Por que o TikTok pode ser banido nos Estados Unidos?

Dedo clicando sobre logotipo do TikTok
Imagem: Ascannio / Shutterstock.com

Essa decisão surge como continuação de uma legislação anterior, sancionada em março, que impôs a mesma condição. Trata-se da venda da ByteDance, a companhia mãe do TikTok, para investidores americanos. Caso contrário, a operação da plataforma teria sua proibição a nos Estados Unidos.

Ademais, esse ímpeto legislativo reflete as preocupações crescentes sobre a segurança nacional. Logo, há a acusação de que aplicativos vinculados à China podem compartilhar dados sensíveis dos usuários americanos com o governo chinês, algo que os líderes do TikTok veementemente negam.

Como está a tramitação do projeto de lei?

Além de passar pela Câmara dos Representantes, o projeto deve ser considerado pelo Senado antes de ser assinado pelo Presidente para se tornar lei. Assim, a estratégia dos deputados incluiu integrar a proposta a um pacote legislativo mais amplo, que impõe sanções relacionadas à Rússia e ao Irã. A medida visa facilitar sua aceitação no Senado.

Ademais, o título formal do projeto é “Paz do Século XXI através da Lei de Força”, que encapsula diversas disposições, entre elas, a regulação acentuada do TikTok nos parâmetros americanos.

Veja também:

Grande rival da Netflix será encerrado no Brasil; confira qual e a data

Segundo afirmações da própria empresa, a proibição do TikTok nos Estados Unidos teria consequências econômicas severas, afetando cerca de 7 milhões de pequenas empresas e aproximadamente 170 milhões de usuários americanos que dependem da plataforma. Por sua vez, a ByteDance estima que o TikTok contribui com cerca de US$ 24 bilhões para a economia estadunidense anualmente.

Imagem: Ascannio / Shutterstock.com