Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim dos cartórios? Entenda se eles estão risco com as novas tecnologias

Desenvolvimento de novas tecnologias que podem acelerar processos burocráticos tem relação com cartórios. Saiba mais!

Com o desenvolvimento de tecnologia cada vez mais avançadas, dentre elas a blockchain, muito tem se questionado a respeito do futuro dos cartórios. Isso porque esse tipo de tecnologia permite o armazenamento de informações de forma bastante segura e, melhor, tudo em ambiente digital. 

A blockchain foi criada inicialmente com o objetivo de criar criptomoedas. No entanto, por sua agilidade e eficiência, ela também sido aplicada em outros contextos para fornecer outros tipos de serviços. Sendo assim, os serviços prestados pelos cartórios poderiam estar entre eles.

O assunto está ainda mais em alta, uma vez que o Drex, a nova moeda digital, deverá funcionar por uma rede do tipo e será lançado no final de 2024. Mas, depois disso, o que acontecerá com os cartórios?

Redução de custos com a blockchain e impacto sobre os cartórios 

De acordo com o Banco Central, uma das vantagens do Drex é a redução de custos para determinados serviços, visto que a tecnologia vai permitir a automatização de determinados processos e, por isso, eles ficarão mais baratos. Para tratar sobre o assunto, o Seu Crédito Digital conversou com o presidente da ABFintechs, Diego Perez. 

Veja também: Saiba como ganhar R$ 1 mil todo mês investindo em fundos imobiliários

“Quando você compra ou vende um carro, você precisa fazer o registro de transferência de titularidade para as autoridades, especialmente o DETRAN, né?  Só que hoje esse processo não é automatizado. Então, por meio da blockchain você consegue por meio do criar uma um ambiente para que essa transação aconteça de maneira automática e que você eventualmente nem precise ir ao cartório”

Cartórios precisam acompanhar a inovação

Nesse sentido, ainda segundo Perez, os cartórios não correm riscos de acabar com a chegada do Drex e a evolução dos serviços na blockchain. 

“É assim, os cartórios existem há muitos anos e eles não vão deixar de existir. Porque é uma atividade necessária, atividade importante, mas, o que precisa acontecer? Eles precisam acompanhar a inovação, a tecnologia, a modernização dos processos, porque o que o cartório faz hoje talvez seja a mesma atividade que ele fazia há duzentos anos atrás. Ele acaba virando o gargalo do da nova economia

Então, assim, é importante que exista o cartório pra você não sobrecarregar o estado com atividades que uma outra entidade poderia fazer, mas, ao mesmo tempo, essa atividade ter um incentivo para acompanhar a inovação e a modernização do sistema financeiro.”

homem carimbando documentos e usando notebook em cartório
Imagem: khunkornStudio / shutterstock.com

Imagem: khunkornStudio / shutterstock.com