Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital: como o Drex vai impactar o dia a dia dos brasileiros?

A nova moeda digital, o Drex, em desenvolvimento pelo Banco Central, pode ter diversos impactos para os usuários. Saiba mais!

O Drex foi um dos assuntos abordados no Rio Innovation Week. Na última quarta-feira (4), no painel “Drex e a regulação dos criptoativos no Brasil”, os participantes apresentaram diferentes ideias sobre a nova moeda digital que está em desenvolvimento pelo Banco Central (BC). 

Fabrício Tota, diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, Máriyson Silva, CEO da Transfero Group, Fernando de Freitas, head de inovação do Bradesco, e Thamilla Talarico, sócia-líder de Blockchain e Ativos Digitais – EY foram os participantes. O evento se encerra nesta sexta-feira (6). 

Impacto do Drex na vida dos brasileiros, segundo analistas

Um dos pontos ressaltados durante o painel foi justamente o impacto do Drex na vida dos brasileiros. Afinal, qual a utilização da nova moeda digital? De acordo com Thamilla Talarico, a grande transformação inicial, a partir do lançamento do Real Digital, será dentro das instituições financeiras. 

Sendo assim, a população deve perceber melhores condições no acesso ao crédito, investimentos com valores mais baixos, além de contar com possibilidade de pagamento mais factível. Nesse sentido, os processos devem apresentar custos mais baixos, o que tem impacto direto sobre bolso dos usuários. 

O que diz o Banco Central?

Conforme o Banco Central (BC), os brasileiros poderão usar o Drex para efetuar transações financeiras comuns com mais segurança e ter acesso a novos produtos e serviços que poderão ser lançados a partir do recurso. 

Ademais, o BC ressalta a possibilidade de contratos inteligentes para a compra e venda de produtos de forma mais fácil e inovadora. Esse tipo de ferramenta executa os acordos fechados entre as partes de forma automatizada, por meio de uma rede de computadores.

Veja também:

Fraude em contas da Caixa faz dezenas de clientes perderem dinheiro; veja se você foi uma vítima

Imagem do logo do Drex, o Real Digital, com uma moeda de 1 real atrás
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Sobre a redução de custos, a autarquia afirma que os serviços financeiros inteligentes serão automatizados, seguros e programáveis. Desse modo, as operações poderão ficar mais fáceis de acontecerem, o que consequentemente diminuirá o valor.

Imagem: rafapress / shutterstock.com