Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se minha CNH já foi emitida?

Está esperando pela sua CNH? Veja aqui como verificar se ela já foi emitida e como começar dirigir mesmo sem ela em mãos

Para muitos motoristas que solicitaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), surge a questão: ‘Como saber se minha CNH foi emitida?’. Com mais de 70 milhões de CNHs em circulação no Brasil, representando mais de 32% da população, é compreensível que essa dúvida seja recorrente. Felizmente, os órgãos responsáveis disponibilizam opções de consulta online.

Você pode realizar essas consultas tanto pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), quanto pelo portal online do Detran de cada estado. Além disso, é possível consultar a situação da CNH pelo CPF ou presencialmente.

Verificação da CNH emitida

Mulher segurando CNH em mãos com fundo amarelo
Imagem: Pedro Ignacio/shutterstock.com

Após a solicitação da CNH, seja para renovação ou primeira emissão, o motorista terá acesso ao código de rastreio fornecido pelos Correios. O prazo para a emissão e entrega da CNH varia de acordo com os critérios de cada um desses processos:

  • Renovação de CNH: A emissão da carteira ocorre entre cinco e sete dias úteis após a solicitação;
  • Primeira emissão de CNH: A primeira emissão da CNH, chamada também de ‘permissão para dirigir’, leva até 30 dias úteis para ser entregue.

Para realizar a consulta pelo CPF, o condutor deve acessar o site do DENATRAN ou do DETRAN e inserir o número do documento. Assim, após essa etapa, é possível acessar todas as informações da habilitação. Ademais, você pode ter acesso a esse serviço presencialmente em uma unidade do Detran.

O acompanhamento da Carteira de Habilitação Provisória Digital

Motoristas recém habilitados têm acesso à Carteira de Habilitação Provisória Digital. Por meio de um código fornecido por e-mail, o recém condutor pode baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (iOS, Android) e ter acesso ao documento provisório. Ele tem o mesmo valor da CNH física e permite que o motorista conduza livremente.

A CNH física, por sua vez, chegará ao endereço cadastrado no Detran mediante o pagamento de uma taxa de emissão com postagem, cujo valor varia entre R$ 11,00 e R$ 15,00.

Imagem: Pedro Ignacio/shutterstock.com