Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Financiamento exclusivo liberado pelo governo; saiba como aderir!

Governo libera financiamento exclusivo para impulsionar setores específicos. Saiba como aderir e aproveitar essa oportunidade!

Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (04) a liberação de um financiamento exclusivo. Trata-se, portanto, do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Esta medida busca possibilitar que mais estudantes possam frequentar instituições de ensino superior privadas, oferecendo um caminho viável para a conquista de uma formação de nível superior.

Dessa forma, saiba mais detalhes sobre essa iniciativa, quem pode se beneficiar, como aderir ao programa e as implicações para os setores contemplados e para a economia como um todo. Continue a leitura!

Quem pode se beneficiar do financiamento do governo?

Nesta ilustração fotográfica, o logotipo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é exibido na tela de um smartphone. Caixa
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O FIES, programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), é conhecido por facilitar o pagamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior por meio de financiamento a juros baixos.

Para reforçar seu compromisso social, a nova proposta inclui o FIES Social, prometendo reservar metade das vagas disponíveis para estudantes cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar de até meio salário-mínimo, oferecendo até 100% de financiamento.

Veja também:

Se prepara! Spotify pode aumentar novamente o preço da assinatura

Assim, entre os critérios para se qualificar ao FIES, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, obtido no mínimo 450 pontos na média das provas objetivas e mais do que zero na redação. Além disso, o candidato pode ter feito o exame na condição de treineiro. Ainda, deve comprovar uma renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Como fazer a inscrição?

A adesão ao financiamento estudantil requer um procedimento específico que os interessados devem seguir:

  1. Faça sua inscrição no Sistema de Financiamento Estudantil (SisFIES).
  2. Cadastre-se no FIES Seleção.
  3. Escolha a instituição de ensino e o curso de sua preferência.
  4. Monitore a seleção, pois os resultados serão anunciados conforme o cronograma do programa.
  5. Proceda com a contratação do financiamento.

É importante ressaltar que candidatos previamente beneficiados por financiamento estudantil ainda podem se inscrever, caso atendam às exigências do edital. Da mesma forma, bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) são elegíveis para financiar o montante restante de suas mensalidades através do FIES.

Imagem: bluedog studio / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital