Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fique atento! Beneficiários podem perder o Auxílio Brasil

Já imaginou perder o pagamento do Auxílio Brasil? Para evitar que isso aconteça, confira os principais motivos para suspensão dos valores.

Se você recebe algum benefício do Governo Federal, sabe que um dos requisitos para isso é estar inscrito no sistema CadÚnico. O cadastro basicamente funciona como um registro, que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. É através dele que o cidadão recebe o direito a programas como o Auxílio Brasil, por exemplo.

Entretanto, beneficiários deste programa precisam estar atentos, pois existe uma chance de perder o benefício em 2023. Isso porque, todos os meses, o governo analisa os dados de beneficiários do programa. E todos os meses brasileiros saem da folha de pagamento do governo.

Então, para saber quais são as situações que fariam você perder o Auxílio Brasil, e como evitar que isso aconteça, confira o texto completo a seguir.

É possível perder o pagamento do Auxílio Brasil? Veja como evitar

Assim, como explicamos, todas as famílias que recebem o Auxílio Brasil devem estar inscritas no Cadastro Único. Ou seja, receber o auxílio neste mês não garante que você receberá o valor no mês seguinte. Afinal, o governo realiza regularmente o que chamamos de “pente-fino”, para tirar da lista de pagamentos pessoas que não deveriam estar recebendo o valor do programa.

A ideia é que famílias que realmente têm direito aos valores possam recebê-lo. Em outubro de 2022, cerca de 21,13 milhões de famílias recebiam o auxílio. Em geral, têm direito a solicitar o pagamento dos valores famílias:

  • em situação de extrema pobreza;
  • em situação de pobreza;
  • ou em regra de emancipação.

E quais são os motivos que podem fazer o pagamento do Auxílio Brasil ser suspenso? O principal deles é não fazer parte das regras do programa. O que, é claro, te tira o direito ao valor. Mas, outra questão comum é problemas na atualização de cadastro. Muitas vezes, mesmo que você tenha direito ao programa social, um cadastro desatualizado pode fazer com que você pare de receber o valor do auxílio.

E caso você tenha sido suspenso do Auxílio Brasil, a solução é esperar até que uma nova triagem do Ministério da Cidadania seja feita. Neste caso, isso apenas acontecerá em 2023, após a troca de governo na presidência do país.

Portanto, qualquer tipo de mudança na composição familiar, ou na renda da família, deve ser relatada. Também é uma boa recomendação acompanhar regularmente a situação do seu benefício, para não ter surpresas no futuro.

Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com