Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Franquias dos Correios podem ter faturamento anual de R$ 1 milhão; veja como ter a sua

Seja franqueado do Correios: empresa lança editais de licitação para abertura de novas lojas franqueadas. Saiba mais sobre.

Os Correios lançaram três editais de licitação para a abertura de novas Lojas Correios Franqueadas (LCFs). O investimento inicial varia de R$ 371,2 mil a R$ 503,9 mil e a seleção das áreas é baseada em estudos de mercado. As propostas podem ser encaminhadas até o dia 22 de abril, às 9h.

As lojas franqueadas oferecem um robusto portfólio de serviços. Isso inclui encomendas expressas, serviços internacionais, de mensageria e de conveniência. Além disso, podem dispor de serviços de coleta, oferecendo um pacote de soluções logísticas completas para atender pessoas físicas e jurídicas.

Franquias dos Correios: faturamento anual pode chegar a R$ 1 milhão

Fachada dos Correios
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Após a loja alcançar a maturidade, a expectativa de faturamento anual é de cerca de R$ 670 mil a R$ 1 milhão, com lucro médio anual de cerca de R$ 130 mil a R$ 205 mil.

No entanto, o faturamento e o lucro da loja dependem do desempenho do franqueado para atuar no mercado postal.

Novo modelo para modernização dos Correios

Este novo modelo de lojas franqueadas faz parte do processo de modernização da rede de atendimento dos Correios, com um novo layout e vagas de estacionamento.

A estatal prevê que o amadurecimento do modelo será alcançado no sétimo ano do contrato.

Franqueado busca ativamente empresas

Para Maurilio Gavazzoni, franqueado dos Correios desde 1999, 95% do faturamento da sua unidade vem de pessoas jurídicas.

Segundo ele, é necessário ser um franqueado ativo, que não fica na agência esperando clientes e vai atrás das grandes empresas para oferecer os serviços de coleta e postagem de encomendas.

Marca forte e competitividade

Os Correios são uma marca forte, com capilaridade em todo o país. Ruy Barros, consultor de negócios do Sebrae-SP, aponta que atender localidades remotas favorece as lojas franqueadas, já que isso é um alto custo para outras operadoras de logística.

Porém, o investimento inicial alto e o perfil do franqueado são pontos cruciais para o sucesso da franquia.

Considerações para o investimento

Para investir na franquia dos Correios, é preciso considerar a necessidade de modernização da empresa junto ao ecossistema de logística e digitalização.

Veja também:

Carteira do Idoso garante benefícios de até R$ 2.824! Saiba como solicitar

Além disso, segundo Barros, os Correios perderam mercado nas entregas do comércio eletrônico, passando de 80% em 2010 para 45% em 2020, o que gera um ponto de atenção para esse investimento.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com