Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fraudes aumentam: veja como os golpistas estão agindo contra aposentados e pensionistas

Confira como aposentados e pensionistas podem se proteger dos golpes, cada vez mais comuns em idosos pela internet e telefone.

Com um aumento de mais de 70% em 2023 em relação a 2022, de acordo com dados oficiais do governo, os golpes contra aposentados e pensionistas têm se tornado um grave problema no país. Os idosos, devido à sua vulnerabilidade e muitas vezes desconhecimento dos riscos associados à tecnologia, se tornam alvos fáceis para fraudes e golpes.

Segundo o consultor jurídico do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi-MT), Lucas Dorileo, os golpes mais frequentes ocorrem por meio de telefone e encaminhamento de boletos falsos. Veja mais sobre o assunto a seguir.

Golpes contra aposentados e pensionistas

Recentemente, um aposentado foi vítima de um golpe que começou com uma ligação telefônica: o golpista se apresentou como se fosse de um banco e convenceu o idoso a realizar operações de portabilidade através do aplicativo.

regras inss aposentadoria
Imagem: karlyukav / freepik.com

Isso levou ao pagamento de um boleto desconhecido de R$ 2 mil e um empréstimo consignado de R$ 3,6 mil no nome do idoso. Vale destacar que, nessas situações, o Código de Defesa do Consumidor protege os idosos, estabelecendo responsabilidade objetiva das instituições financeiras.

Conselhos para evitar golpes

Em suma, o consultor jurídico do Sindapi-MT aconselha os idosos a desconfiarem de cobranças suspeitas ou ofertas que pareçam “boas demais para ser verdade”. Em caso de suspeita de golpe, é recomendado buscar apoio jurídico para defesa de seus direitos e interesses.

As denúncias de fraudes contra aposentados e pensionistas devem ser feitas à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso – SESP, por meio do site oficial ou telefonando para os números de emergência: 197 ou 181.

Veja também:

Itaú abre inscrições para programa que vai beneficiar mais de 20 mil mulheres; confira

O Sindapi-MT garante que continuará vigilante e comprometido em combater práticas fraudulentas, promovendo a segurança financeira e o bem-estar da comunidade idosa de Mato Grosso. Portanto, se você ou alguém que você conhece for vítima de um golpe, não hesite em denunciar e procurar ajuda!

Imagem: karlyukav / freepik.com