Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fundo de renda fixa: entenda o que é e como investir

Neste artigo, nós vamos te contar mais sobre a renda fixa e te dizer como você deve realizar seus investimentos. Clique aqui e confira!

A renda fixa é uma categoria de investimento na qual os retornos financeiros são previsíveis. Incluem ativos como títulos públicos — como o Tesouro Direto —, e privados — como os CDBs. Nessa modalidade, os investidores emprestam dinheiro a um emissor (governo ou empresa) em troca de juros periódicos.

A previsibilidade e segurança tornam a renda fixa muito atraente para investidores de todos os perfis. Considerados opção de investimento mais conservadora, os fundos de renda fixa investem em ativos que apresentam menor risco de volatilidade.

Ainda, garante uma fonte de rentabilidade previsível ao cotista, com a rentabilidade podendo ser prefixada, pós-fixada ou indexada à inflação. Além disso, eles oferecem diversas vantagens aos seus investidores.

Vantagens do fundo de renda fixa

Homem com holograma de gráfico indicando aumento em sua mão
Imagem: LookerStudio / shutterstock.com

As vantagens dos fundos de investimento em renda fixa são inúmeras, incluindo segurança e acesso a ativos diversificados. Além disso, proporcionam rentabilidade previsível e contam com um gestor profissional especializado, que traça as estratégias, sempre embasado e alinhado aos objetivos e à política do fundo.

O fundo de investimento é uma modalidade de aplicação financeira que concentra recursos de investidores — os conhecidos cotistas —, e investe esse montante em uma carteira de ativos financeiros. Com a valorização desses ativos, obtém-se ganhos financeiros.

Veja também:

Nubank: veja 5 dicas para ter limite maior

A gestão do fundo é diariamente regida por profissionais especializados — os gestores de fundos —, que seguem a política de investimento e os objetivos definidos. Desse modo, a proposta é oferecer uma diversificação automática, diminuindo riscos e ampliando as oportunidades de retorno. 

Características dos Fundos de Investimento

Os fundos de investimento destacam-se por diversos pontos:

  • Sua supervisão e regulação feita por órgãos governamentais;
  • Gestão efetuada por profissionais experientes;
  • Além disso, o investidor também dispõe da diversificação de ativos;
  • Por fim, a liquidez dos recursos, que podem ser resgatados a qualquer momento e a transparência com o investidor, que tem acesso a informações periódicas sobre a composição do fundo, desempenho e custos associados ao mesmo.

Portanto, se você pretende investir, tenha em mente os seus objetivos bem estabelecidos. Além disso, determine o valor que irá utilizar em seus investimentos, de preferência mensalmente. Isso te ajudará a manter um planejamento eficiente. Você também deve buscar educação financeira, estudando sobre investimentos para compreender pontos essenciais do mercado.

Imagem: Things / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCréditoDigital