Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fundo ‘Nu Reserva’ não deve ser usado como reserva de emergência

O ‘Nu Reserva”, que é o fundo de renda fixa do Nubank, iniciou a semana com o rendimento negativo. A notícia pegou os clientes do banco digital de surpresa, e serviu de alerta para não utilizar o recurso como reserva de emergência.

Entre as razões para o ocorrido estão os debêntures da carteira do Nu Reserva, que contava, inclusive, com a loja varejista Americanas, que anunciou um rombo fiscal de mais de R$ 20 bilhões. Fato que já fez a empresa perder 80% do seu valor de mercado.

Isso acontece porque os debêntures são títulos de dívidas, que funcionam como uma espécie de empréstimo para as empresas que as emitem. Já para o investidor, gera um direito de crédito, pois ele receberá uma remuneração maior do emissor.

Os riscos do ‘Nu Reserva’ como reserva de emergência

A aplicação ‘Nu Reserva’ foi vendida pelo banco digital como um meio de criar uma reserva de emergência. Entretanto, de acordo com o especialista Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos, um fundo para reserva de emergência não deve conter crédito privado na carteira.

“Se o fundo do Nubank foi vendido como opção para reserva de emergência, chega ao absurdo. Me parece um tanto imprudente”, afirmou Ricardo Brasil, ao explicar por que a aplicação se torna uma péssima escolha para quem deseja guardar uma reserva de emergência.

O fundo de renda fixa é comercializado pelo Nubank por meio da ferramenta “caixinha” e pela NuInvest, aplicativo de investimentos da plataforma.

Além disso, o ‘Nu Reserva’ era descrito como um investimento de risco extremamente baixo e voltado para pessoas com objetivos de curto prazo. Por conta disso, entre os dias 11 e 16 de janeiro, a aplicação já perdeu mais de 61,3 mil investidores.

O que será feito para reverter a situação

A Nu Asset, responsável pelo ‘Nu Reserva’, afirmou que apesar do ocorrido, o produto segue com rentabilidade positiva de 2,72% nos últimos 90 dias.

Além disso, ele garantiu que irão rever os debêntures da Americanas. Isso porque segundo os limites regulatórios, o banco pode investir até 50% do seu patrimônio total em crédito privado. Em anúncio, a Nu Asset declarou:

“A Nu Asset Management, gestora de fundos de investimentos do Nubank, esclarece que o fundo de renda fixa ‘Nu Reserva Imediata’ possui estratégia desenhada para ser uma opção de baixo risco e alta liquidez, e busca performance acima do CDI ao longo do tempo”.

Porém, segundo o gestor de renda fixa da Empiricus Gestão, Rodrigo Knudsen, o problema não está no fato do fundo de renda fixa possuir debêntures da Americanas, mas, sim, no quanto possui de debêntures e como ele está diversificando o fundo que foi comercializado.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com