Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fundos de investimentos: entenda o que são e como funcionam

Entenda o que são os fundos de investimento para diversificar seu portfólio e como funcionam as aplicações.

Os fundos de investimentos são uma alternativa para quem deseja diversificar e potencializar suas aplicações. Com uma administração profissional, essa modalidade pode oferecer oportunidades de crescimento financeiro a partir de diferentes classes de ativos, como ações, títulos e imóveis.

Esse tipo de aplicação é capaz de se adequar aos diferentes perfis de investidores, o que torna uma boa opção para quem busca se expor às diferentes classes de ativos com um único investimento.

Se você está interessado em entender como funcionam os fundos, suas vantagens e como escolher o melhor fundo para seus objetivos financeiros, leia o conteúdo a seguir e confira também as dicas de aplicação do investimento.

O que são fundos de investimento e como funcionam?

Os fundos de investimentos são uma forma de investimento coletivo em que várias pessoas juntam seu dinheiro para aplicar em conjunto. Essas pessoas são as cotistas.

Dessa maneira, o montante dos cotistas é administrado por uma empresa especializada, chamada de gestora, que seleciona as melhores ações de acordo com a meta do fundo.

Aplicações dos fundos de investimentos

Desse modo, esses fundos podem aplicar em diversos tipos de ativos, como ações de empresas, títulos públicos, títulos privados, imóveis, entre outros. Cada fundo tem um objetivo específico, como obter rentabilidade no longo prazo, preservar o valor do dinheiro, ou mesmo colocá-lo em uma indústria ou setor específico.

Os cotistas do fundo têm suas participações representadas por cotas, que são como “pedaços” do fundo. O valor dessas divisões pode variar diariamente, segundo o desempenho das aplicações do fundo.

Dicas

Confira, a seguir, dicas para investir de forma segura:

  • Para escolher um fundo de investimento que seja adequado às suas necessidades e objetivos financeiros, é importante atentar para alguns pontos específicos;
  • Pesquise sobre os tipos de fundos disponíveis: existem diversos tipos de fundos de investimento. Conheça-os e verifique quais são os mais indicados de acordo com suas expectativas e objetivos financeiros;
  • Avalie as taxas e custos do fundo: verifique os custos envolvidos na aplicação do fundo, como taxas de administração e de performance, além dos impostos. Fundos com taxas muito elevadas podem comprometer a rentabilidade;
  • Analise o risco do investimento: avalie o nível de risco do fundo, uma vez que diferentes fundos possuem diferentes graus de risco. Opte por um investimento que esteja de acordo com o seu perfil de investidor e com a sua tolerância ao risco;
  • Diversifique sua carteira: não invista todo o seu capital em apenas um fundo de investimento. Faça uma diversificação, de modo a garantir um melhor equilíbrio entre risco e retorno na sua carteira de investimentos.

Imagem: LookerStudio / Shutterstock.com