Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como ganhar renda passiva e viver de rendimentos

A renda passiva também tem relação com a independência financeira pois é aquele dinheiro que você ganha, sem precisar trabalhar.

A renda passiva é um dinheiro que entra na sua conta e que pode ser alcançada por meio de investimentos de renda fixa e renda variável. Ou seja, você pode ter uma renda garantida, sem que seja necessário trabalhar para recebê-la. Embora pareça algo de pessoas milionárias, saiba que isso pode ser mais acessível do que você pensa.

Em suma, a renda passiva é aquela que rende na conta, indiferente do que você faz ou deixa de fazer e esse valor não precisa ser, necessariamente, uma quantia grande. Pode ser um dinheiro que te ajuda a complementar o orçamento, a pagar um boleto ou até mesmo conquistar aquele sonho.

A renda passiva também tem relação com a independência financeira, pois é aquele dinheiro que você ganha, sem precisar trabalhar. Ficou interessado? Abaixo, veja como funciona.

É possível criar renda passiva com investimentos?

Sim. Isso acontece através do aluguel de imóveis, de direitos autorais, de royalties, ou lucros de diferentes operações, por exemplo. Entretanto, o caminho mais comum para viver de renda é investindo.

De acordo com Murilo Breder, analista de investimentos de renda variável para o Blog Nubank,

“Essa estratégia focada em renda passiva é uma combinação entre simplicidade e eficiência no longo prazo. O investidor precisa entender que é um processo que demanda tempo. Estamos falando de anos e décadas de investimento até que viver de renda seja uma realidade. Mas, sim, é plenamente possível.”

Paralelo a isso, Eduardo Perez, analista de investimentos de renda fixa, diz que investir é o caminho mais possível para viver de renda. “A renda passiva é uma forma de transformar uma parte dos juros dos investimentos em renda, mas isso requer um bom planejamento e disciplina além de foco no longo prazo“.

Como iniciar uma estratégia de renda passiva?

Conforme o analista de investimentos, José Castro, o primeiro passo dessa estratégia é escolher o seu objetivo. Isso inclui: 

  • Definir o valor da renda passiva que você quer alcançar;
  • A frequência que deseja receber esse dinheiro (mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual);
  • Quanto você tem hoje de orçamento disponível para investir.  

Ao ter essas quantias decididas, é chegada a hora de determinar o tipo de investimento que faz sentido para a sua realidade. Neste caso, é possível criar uma renda passiva investindo em renda fixa e renda variável.

Imagem: LookerStudio/shutterstock.com