Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gastando muita luz? Estas 7 dicas irão te ajudar a economizar muito dinheiro

Descubra como economizar na conta de luz no Brasil com 7 dicas simples e eficientes. Saiba como utilizá-las ao seu favor.

No , as contas de energia costumam pesar bastante no orçamento familiar. Assim, adotar práticas conscientes e econômicas pode fazer uma grande diferença. Vamos pensar nisso como um , ao mesmo tempo, em sua qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Entretanto, para isso não é necessário fazer grandes reformas na sua casa. Na verdade, pequenas substituições no dia a dia já são suficientes para perceber um alívio considerável no bolso todo mês. Pensando nisso, trouxemos neste artigo sete simples, mas que se mostraram bastante eficazes. Confira!

Dicas para economizar

Na imagem, moedas empilhadas em formato de gráfico, uma lâmpada e, sobre a imagem, o símbolo de "visto", representando as mudanças para crédito no Brasil
Imagem: Daniele Mezzadri e HN Works / shutterstock.com – Edição: Seu Digital

1. Como economizar na iluminação?

A substituição lâmpadas incandescentes ou fluorescentes da sua casa por LEDs é uma das formas mais simples e eficazes de economizar energia. Essas lâmpadas em LED consomem consideravelmente menos eletricidade e duram muito mais.

2. O perigo do modo standby

Ainda, aparelhos eletrônicos, como televisores e computadores, continuam a consumir energia mesmo em modo de espera. Portanto, desligue-os da tomada quando não estiverem em uso.

3. Ar-condicionado

No calor brasileiro, o ar-condicionado é um grande aliado, mas também um dos principais responsáveis pelo consumo excessivo de energia. Uma dica para usá-lo: mantenha a temperatura em níveis moderados (entre 22 e 24 graus) e faça a limpeza regular do filtro do aparelho.

4. Manutenção periódica dos eletrodomésticos

Fazer a manutenção periódica dos eletrodomésticos ajuda bastante na de energia, pois garante que funcionem de maneira otimizada, reduzindo o consumo.

5. Aproveite ao máximo a luz natural

Além disso, outra dica é abrir cortinas e persianas e deixar a luz natural entrar. Uma forma simples, mas super eficiente de economizar.

6. Eletrodomésticos eficientes

Escolha sempre eletrodomésticos com selo de eficiência energética A ou superior. São aqueles que consomem menos energia para realizar as mesmas tarefas, tendo um impacto bastante positivo na .

7. Apague as luzes

Por último, na correria da rotina, é comum nos esquecermos de apagar as luzes quando saímos de um cômodo. Mas é um hábito que pode representar uma economia importante ao final do mês.

Imagem: Daniel Krason / shutterstock.com