Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Geraldo Alckmin anuncia ajuda a cidades atingidas pelas chuvas em São Paulo

Fortes chuvas causam desastres em cidade de São Paulo e vice-presidente Geraldo Alckmin se pronuncia. Confira!

No último domingo (19), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, prestou a sua solidariedade através das suas redes sociais às famílias do litoral norte de São Paulo que foram afetadas pelas fortes chuvas e anunciou ajuda para as cidades. 

“Expresso minha solidariedade aos moradores do litoral norte de SP que sofrem transtornos e perdas em função das fortes chuvas. O @govbr, por meio da @DefesaGovBr e do @mdregional_br, acompanha a situação e determinou o deslocamento do GADE, grupo de apoio a desastres, ao estado”

Assim, uma equipe da Defesa Civil foi acionada para examinar os estragos que as chuvas ocasionaram nas cidades do litoral norte de SP.  O Ministério da Defesa também está acompanhando a desobstrução das vias. Saiba mais a seguir!

O que aconteceu no litoral norte de São Paulo

Na madrugada do domingo (19), um temporal atingiu diversas áreas do litoral norte de São Paulo. De acordo com informações da Defesa Civil, somente naquela área, as chuvas das últimas horas acumularam cerca de 250 milímetros.

Por conta disso, o governador do estado de São Paulo, Tarcisio Freitas, decretou estado de calamidade pública nas seguintes cidades:

  • Ilhabela;
  • Ubatuba;
  • Bertioga;
  • São Sebastião;
  • Caraguatatuba.

Ainda segundo dados divulgados pela Defesa Civil, o volume das chuvas que aconteceram nas últimas 24 horas no litoral norte de SP superaram o que era estimado para o mês inteiro em pelo menos três das cidades que foram atingidas pelo temporal. 

As consequências das fortes chuvas em SP

Até o momento, foram confirmadas 36 mortes. Deste número, 35 mortes aconteceram somente na cidade de São Sebastião, umas das mais atingidas pela tragédia. Outras 228 pessoas estão desalojadas e 338 desabrigadas por conta das chuvas. 

Em decorrência disso, vários pontos do litoral norte de SP estão sem luz, água, internet e sinal de celular. Também há registros de interdições em diversas rodovias, como a Rio-Santos e Mogi-Bertioga. 

Por fim, diversas forças foram enviadas para ajudar no resgate das vítimas e amparar as cidades diante do estado de calamidade pública. Entretanto, ainda há dificuldade em realizar os serviços devido às chuvas e os estragos encontrados pelo meio do caminho.