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Gol: Saiba história de uma das principais aéreas do Brasil

Conheça a história da Gol, uma das principais companhias aéreas do Brasil, fundada em em 2001, por Constantino de Oliveira Júnior

Com mais de 20 anos de história, a companhia aérea Gol é uma das mais importantes empresas do setor aéreo no Brasil. Fundada em São Paulo, em 2001, por Constantino de Oliveira Júnior, se popularizou por oferecer aos passageiros preços baixos e serviço de alta qualidade. 

Para saber mais sobre essa companhia que conecta passageiros de diferentes regiões do país e da América Latina, acompanhe o artigo!

Histórico da Gol

Primeiramente, o foco da Gol era atender a demanda de rotas domésticas, oferecendo passagens aéreas com preços acessíveis e serviços simplificados.

Em 2004, a Gol deu início a seus serviços internacionais, com uma rota entre São Paulo e Buenos Aires, e depois expandiu para a Bolívia.

Além disso, seu serviço de carga (Gollog) também entrou em ação em Buenos Aires, que foi sua primeira base internacional. Entre 2006 e 2007, mais duas rotas foram criadas para Santiago, no Chile, e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. 

Gol compra Varig

Com a aquisição da Varig, em 2007, a Gol se tornou uma das principais companhias aéreas na América Latina.

Posteriormente, estabeleceu um acordo comercial com a American Airlines e Air France/KLM, permitindo, assim, compartilhamento de voo com benefícios em programas de milhagens.

Enquanto isso, em maio de 2022, foi anunciada a criação do Grupo Abra, que fez com que Gol e Avianca ficassem sob o mesmo controle, mantendo, contudo, operações separadas. 

Voa, Brasil

Em março de 2023, a Gol manifestou que se uniria ao programa do governo ‘Voa, Brasil’, que tem por objetivo proporcionar passagens aéreas a um preço acessível, de R$ 200.

O programa é destinado a servidores públicos dos três níveis do governo (municipal, estadual e federal), que recebam até R$ 6,8 mil, aposentados e pensionistas da Previdência Social, bem como estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Gol é 2ª maior do Brasil

Até abril de 2023, a Gol atendia a mais de 90 destinos no Brasil e em outros países da América do Sul, Caribe e América Central.

Além disso, no último trimestre de 2022, expandiu sua atuação para os Estados Unidos, ao oferecer voos adicionais entre Brasília e Orlando, e Manaus e Miami.

Conforme a Agência Nacional de Aviação (ANAC), a Gol é a segunda maior companhia aérea do Brasil. A empresa contava com 33,6% do mercado doméstico, perdendo para a Latam, que ocupa o primeiro lugar com 35,1%.

Em 2022, mais de 28 milhões de passageiros voaram pela companhia, fazendo da Gol uma liderança no mercado doméstico de aviação brasileiro.

Ademais, a companhia também é uma das maiores no segmento de programa de milhagens, com mais de 21 milhões de clientes no programa Smiles.

Programa Smiles

O Smiles é um dos programas de fidelidade mais antigos e populares do Brasil, criado em 1994 pela extinta Varig. 

No último trimestre de 2022, o Smiles registrou quase 1 bilhão de milhas resgatadas, atestando sua posição de liderança no mercado de milhas.

Por meio do programa Smiles, os clientes podem acumular milhas para trocar por passagens aéreas, produtos e serviços. 

Além disso, o programa oferece diversos benefícios exclusivos para quem é associado. Se você deseja participar, basta se cadastrar gratuitamente no site da Gol e começar a acumular milhas com as compras no cartão de crédito ou no próprio site.

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Impactos da pandemia na empresa

A pandemia teve um impacto significativo não só na Gol, mas também em toda a indústria da aviação. Isso porque a demanda por viagens aéreas caiu drasticamente devido às restrições de viagens, lockdowns e medidas de distanciamento social em todo o mundo. 

A pandemia levou a uma queda acentuada na demanda por viagens aéreas, com muitos passageiros cancelando ou adiando suas viagens. Isso resultou em uma redução significativa no número de passageiros transportados pela Gol em 2020.

Para se adaptar à queda na demanda, a companhia reduziu sua capacidade de assentos disponíveis em voos, diminuindo a frequência de voos e utilizando aeronaves menores. Como resultado, a Gol experimentou uma redução significativa em sua receita. A companhia teve que tomar medidas para reduzir seus custos, incluindo a redução de salários e a suspensão de contratos de trabalho.

Vale destacar ainda que a pandemia provocou um aumento nas despesas operacionais da Gol, com a necessidade de medidas de segurança e higiene para proteger passageiros e funcionários da companhia.

Desafios enfrentados pela Gol

A Gol vem enfrentando diversos desafios para manter sua posição no mercado. Entre os mais significativos estão o aumento dos preços do combustível para a aviação, que têm se elevado.

Nesse sentido, a companhia aérea precisa gerenciar seus custos com eficiência para manter seus preços competitivos e garantir a sustentabilidade financeira.

Uma alternativa que já vem sendo aplicada é a atualização contínua da frota, com aeronaves de última geração e muito mais eficientes em termos de consumo de combustível.

A adaptação às mudanças tecnológicas é uma questão central na Gol. Isso porque a tecnologia está mudando rapidamente a indústria da aviação, com novas tendências, como a inteligência artificial e a automação, oferecendo novas oportunidades para melhorar a eficiência e a experiência do cliente. 

Dívida

Vale destacar ainda que o endividamento da companhia é outro grande desafio a ser enfrentado. A Gol viu sua dívida mais do que dobrar entre 2019 a 2020. 

Para reverter isso, a companhia conseguiu um financiamento com a holding Abra, no valor de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,3 bilhões) para reforçar o caixa e pagar parte dos títulos de dívida emitidos pela aérea.

Com esse investimento, a Gol espera melhorar seu fluxo de caixa e reduzir sua dívida nos próximos anos. No entanto, o mercado entende que essa conta pode ser difícil de fechar tendo em vista que as receitas da Gol são em reais, enquanto os custos são majoritariamente em dólar, como combustível e arrendamentos de aeronaves.

Gol na Bolsa de Valores

No mais, a Gol é uma empresa de capital aberto, listada na bolsa de valores brasileira, desde 2004, sob o ticker GOLL4.

Nos últimos 5 anos, as ações da companhia tiveram um desempenho volátil devido a uma série de fatores externos e internos, acumulando uma queda de quase 80%.

Em geral, o preço das ações da Gol foi afetado por fatores macroeconômicos, eventos na indústria da aviação e decisões estratégicas da empresa.

Fonte: Google

Em 2019, a Gol registrou um forte desempenho financeiro e suas ações tiveram uma alta de mais de 80%, impulsionadas pelo aumento da demanda por viagens aéreas e consequente melhoria dos resultados financeiros da empresa.

No entanto, em 2020, a pandemia teve um impacto significativo no setor de aviação e as ações da Gol caíram drasticamente devido à queda na demanda provocada pela redução do tráfego aéreo. 

Nessa época, o preço das ações da Gol chegou a cair mais de 70% em relação aos níveis pré-pandemia.

Apesar da recuperação gradual da demanda por viagens aéreas, as ações da companhia não se recuperaram complemente. Em abril de 2023, por exemplo, as ações da Gol tinham uma das menores cotações dos últimos 5 anos, valendo cerca de R$ 7,00.

Passageiros transportados

  • 2022: 28 milhões (frota: 146 aviões)
  • 2021: 19 milhões (frota: 135 aviões)
  • 2020: 16 milhões (frota: 127 aviões)
  • 2019: 37 milhões (frota: 137 aviões)
  • 2018: 33 milhões (frota: 121 aviões)
  • 2017: 32 milhões (frota: 119 aviões)
  • 2016: 32 milhões (frota: 130 aviões)
  • 2015: 39 milhões (frota: 144 aviões)
  • 2014: 40 milhões (frota: 140 aviões)
  • 2013: 36 milhões (frota: 137 aviões)
  • 2012: 39 milhões (frota: 125 aviões)
  • 2011: 36 milhões (frota: 213 aviões)
  • 2010: 33 milhões (frota: 114 aviões)
  • 2009: 28 milhões (frota: 108 aviões)
  • 2008: 26 milhões (frota: 106 aviões)

Como vemos nos números acima, apesar da recuperação de 2022, a Gol repetiu o número de passageiros transportados em 2009.

Ou seja, ainda há muito território para ser recuperado. Não só para a companhia, como para o setor, como um todo. E o programa de passagens, com preços mais acessíveis, pode ser um primeiro caminho.

Imagem: Gabriel_Ramos/shutterstock.com