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Gol Linhas Aéreas busca recuperação judicial nos EUA e financiamento de US$ 950 Milhões

Gol Linhas Aéreas busca financiamento para recuperação judicial nos EUA

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA está preparando-se para solicitar um financiamento de aproximadamente US$ 950 milhões, ao mesmo tempo em que se prepara para entrar com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, mais especificamente o Chapter 11. O objetivo é reestruturar suas dívidas, de acordo com informações de fontes próximas à situação.

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Renegociação de dívidas e reestruturação de capital

A empresa aérea, que em dezembro passado informou que contratou a empresa Seabury Capital para realizar uma reavaliação abrangente de sua estrutura de capital, buscará um empréstimo do tipo DIP (debtor-in-possession), assim que entrar com o pedido de recuperação judicial nos EUA. Essa movimentação, que foi mantida em segredo, facilitará as discussões com os detentores de títulos de dívida da Gol.

Pesada dívida e complicadores

A Gol já realizou várias rodadas de reestruturação desde o início da pandemia da Covid-19. A grande busca da empresa neste momento, além da renegociação com os detentores de seus títulos, é estruturar um novo acordo com os credores de suas operações de leasing. Além do alto endividamento e dos custos operacionais, a aérea enfrentou dificuldades para se recuperar no mercado brasileiro devido a atrasos nas entregas de aeronaves Boeing 737 Max no ano passado.

Controladora da Gol e Avianca busca soluções

Recentemente, a controladora da Gol e também da colombiana Avianca, a Abrá, reuniu-se com seus credores para iniciar um processo de negociação para correção de seu balanço. Há cerca de dois anos, os principais acionistas de ambas as companhias aéreas concordaram em formar a Abrá, logo após a Avianca se recuperar de um processo de recuperação judicial. Atualmente, as duas empresas continuam operando de forma independente.

Estado financeiro preocupante

O vencimento de curto prazo da Gol é de expressivos R$ 2,9 bilhões em setembro de 2023. Em contrapartida, o caixa prontamente disponível da empresa é de apenas R$ 905 milhões, segundo informações divulgadas pela agência de ratings Fitch.