Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gol vai entrar em recuperação judicial no Brasil? Entenda a situação

Saiba mais sobre os grandes credores, a situação da dívida e os próximos passos da companhia aérea Gol após recuperação judicial nos EUA.

A Gol, companhia aérea brasileira que já solicitou recuperação judicial nos Estados Unidos, está prestes a seguir o mesmo procedimento em território nacional. Sua lista de credores nos EUA se compõe de diversos órgãos e empresas brasileiras.

Assim, a possibilidade de implantação de uma reestruturação é uma opção viável a ser julgada pela Justiça brasileira. Isso após aprovação do Conselho Administrativo da empresa. Quando questionada, a Gol afirmou que a solicitação ao tribunal americano é desejável e está de acordo com o melhor interesse da empresa e de seus respectivos credores.

Ademais, a Gol terá que convencer seus maiores credores — muitos brasileiros — a entrarem no processo nos Estados Unidos para evitar possíveis execuções judiciais dessas dívidas no Brasil.

Recuperação da Gol

Gol
Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com

O especialista em reestruturações de empresas Max Mustrangi, da consultoria Excellance, afirma que a Gol também deve solicitar a recuperação judicial no Brasil. Por outro lado, Ivo Bari, do escritório BLZ Advogados, acredita que a empresa aérea até pode iniciar o processo no Brasil, mas essa ação servirá apenas como suporte para o processo principal nos Estados Unidos. As informações são do Metrópoles.

Dessa forma, a Gol tem uma dívida de R$ 4,7 bilhões e, ao solicitar o pedido de recuperação judicial em um tribunal americano, a empresa visa principalmente atingir seus maiores credores. Isso inclui empresas que poderiam executá-la num pedido de falência.

Entre os credores está o The Bank of New York Mellon, para quem a Gol deve mais de R$ 2,6 bilhões, entre várias operações financeiras. A lista também possui várias empresas e órgãos brasileiros, como o Comando da Aeronáutica, a Infraero e o Ministério da Fazenda, além da Localiza, do Banco do Brasil e de outras.

Próximos passos da empresa

A Gol ainda não forneceu informações sobre os próximos passos a serem seguidos após a aprovação da recuperação judicial nos Estados Unidos. No entanto, a previsão é que ela siga a mesma linha no Brasil, solicitando as aprovações necessárias para implementar a reestruturação da empresa no país.

Veja também:

Poupança do Ensino Médio: veja quem receberá o benefício e os valores

Enquanto isso, a Gol continua suas operações normalmente, esforçando-se para reestruturar suas dívidas e grande parte de sua estrutura corporativa, na tentativa de reverter a situação difícil em que se encontra.

Imagem: NurPhoto / Getty Images