Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe contra o BNDES será investigado pela Polícia Federal

Conforme dados do BNDES, fraudes envolvendo intermediação falsa do banco representam mais de 90% das reclamações. Saiba mais!

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou que abriu investigação para apurar fraudes relacionadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo que foram entregues mais de 1500 denúncias envolvendo os golpes contra a instituição financeira.

Vale ressaltar que a ação do MJSP acontece após Aloizio Mercadante, presidente do banco, entregar, na última quinta-feira, 18 de maio de 2023, denúncias recebidas pela ouvidoria da instituição no último ano.

Assim, a expectativa é que as situações envolvendo estelionatários utilizando irregularmente o nome do BNDES ganhe um peso maior. Inclusive, o Ministério da Justiça informou que vai acionar a Polícia Federal sobre o caso.

Crimes contra o BNDES

Conforme os relatos da ouvidoria, que Mercadante entregou ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), haviam 1547 denúncias de golpes relacionadas ao BNDES. No caso, os criminosos utilizavam o nome do banco para conseguir realizar fraudes.

Segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, os estelionatários estariam intermediando negócios usando o nome do banco. Além disso, Mercadante também entregou mensagens recebidas com informações que podem ser úteis na investigação da PF, como:

  • Endereços;
  • Número de contas bancárias;
  • Telefones.

Assim, resta aguardar os desdobramentos da investigação da PF sobre os estelionatários que utilizam o nome do BNDES. Inclusive, conforme dados do banco, a maioria das denúncias ouvidas é relacionada a esse tipo de crime.

Cuidados para não cair em golpes

Conforme o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 94% das denúncias enviadas, em 2022, indicavam que os criminosos estavam realizando fraudes com o nome do banco. Enquanto, em um recorte entre 2015 e 2022, tais crimes representavam 78,57% do total.

Portanto, Mercadante fez questão de informar que a população pode se proteger desse tipo de fraude. No caso, o presidente do BNDES comentou que o banco não realiza operações por meio de pessoa física. Por fim, caso o cidadão tenha alguma dúvida, basta ligar para o telefone 0800 702 6337.

Imagem: Photocarioca / Shutterstock.com