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Golpe da conta bloqueada no Nubank: veja como se proteger

Você já foi informado de algum bloqueio em sua conta bancária? Cuidado, pois isso pode ser um golpe. Confira dicas de proteção do Nubank!

Por segurança, é normal que os bancos realizem bloqueios temporários nas contas dos clientes, sobretudo quando identificam transações suspeitas ou incomuns. No entanto, conforme divulgado pelo Nubank, criminosos estão se aproveitando desse procedimento legítimo para aplicar golpes.

No chamado golpe da conta bloqueada, um falso funcionário entra em contato com a vítima e informa que sua conta bancária está com algum problema. Tentando resolver o suposto erro, o cliente pode acabar perdendo muito dinheiro. Entenda!

Saiba como funciona o golpe da conta bloqueada

Ao contatar a vítima, o golpista relata um bloqueio fictício em sua conta e pede que ela realize várias ações no aplicativo do banco. Ainda, para ganhar confiança, o criminoso chega a confirmar dados coletados previamente, como a data de nascimento e o nome completo da pessoa em questão.

Além disso, o Nubank destaca que mensagens enviadas durante esse tipo de golpe são feitas de forma a provocar pânico e despertar o senso de urgência da vítima, facilitando o convencimento.

Assim, sem se dar conta da fraude, o cliente pode fornecer informações como senhas e até transferir dinheiro para solucionar a situação. No entanto, por se tratar de um golpe, o valor transferido não volta para a conta do dono, e as senhas podem ser usadas em outras transações criminosas.

Dicas do Nubank para não cair no golpe

Conhecendo o funcionamento do golpe da conta bloqueada, é possível adotar algumas práticas de proteção. Nesse sentido, o Nubank separou dicas para alertar os clientes e evitar que mais usuários tenham prejuízos com a fraude. Confira:

  • Desconfiar de ligações e pedidos: bancos nunca solicitam informações confidenciais de seus clientes por telefonemas ou mensagens, nem pedem a realização de transferências para resolver problemas na conta;
  • Contatar o banco por canais oficiais: caso você receba alguma mensagem informando que sua conta foi bloqueada, fale com um atendente do banco por meio de plataformas oficiais de atendimento (no caso do Nubank, utilize o chat do app, o telefone 0800 608 6236 ou o e-mail [email protected]);
  • Ter cuidado com aplicativos e links suspeitos: não baixe apps que não estejam listados na loja oficial do seu celular, nem clique em links recebidos por mensagens suspeitas (isso pode ser uma forma de conseguir acesso ao seu aparelho para roubar dados);
  • Proteger senhas: os códigos de acesso a aplicativos bancários e e-mails devem ser fortes e, se possível, trocados com frequência.

Imagem: Minerva Studio / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital