Dicas para não cair no golpe da falsa transferência ao vender na OLX

- Publicidade -

Neste final de ano, muitas pessoas vendem seus itens usados, como smartphones e notebooks, pois compraram aparelhos novos na Black Friday ou nas promoções de Natal das lojas. E uma ótima forma de vender algo usado é anunciando na OLX, que é uma plataforma de anúncios classificados gratuita. Entretanto, os criminosos se aproveitam da grande quantidade de anúncios e também de feriados nesta época para tentar aplicar o golpe da falsa transferência.

Resolvi compartilhar estas dicas após sofrer diversas tentativas de golpe ao anunciar produtos como um notebook e meus iPhones usados. Entendi como os criminosos agem e vou te contar como não sofrer este golpe, assim como eu consegui identificar e não sofrer.

É provável que você também goste:

Os 10 melhores cartões de crédito sem anuidade para 2020

Uber e outros aplicativos de transporte fazem crédito para veículos subir em 2019

- Publicidade -

Os 7 Golpes bancários aos aposentados do INSS mais comuns no final do ano.

Dicas para não cair no golpe da falsa transferência ao vender na OLX

Comprador educado e com boa aparência

Primeiramente, é importante estar atento as características comum do golpe. Antes de mais nada, o golpista é sempre uma pessoa educada, de boa aparência e que fala corretamente. Isso para não aumentar suspeitas. Nos casos em que fui abordada por golpistas, sempre eram pessoas com ótimo português e que não falavam gírias.

Abordagem pelo WhatsApp

Então, em resumo, ele vai te abordar pelo WhatsApp, fazer algumas perguntas básicas sobre seu produto, e vai falar que vai transferir o dinheiro pelo banco e mandar alguém buscar o produto com você. Comigo, já ocorreu do golpista falar que ia mandar buscar via motoboy, Uber e também mandar alguém da família vir buscar. Nunca é o próprio comprador, porque ele quer passar a imagem de ser uma pessoa que trabalha muito e não tem tempo.

Outra pessoa buscará o produto

Outro detalhe importante é que a pessoa parece alguém sem tempo e que trabalha bastante. Isso para reforçar ainda mais a ideia de que ele tem dinheiro para pagar o produto. Além disso, essa pessoa não vai tentar barganhar um desconto, como acontece muitas vezes em negociações de compra e venda na OLX, Mercado Livre ou Facebook Marketplace. Ele se propõe a pagar o valor inteiro e à vista.

Final de expediente bancário

Outro detalhe importante é que esse golpista vai sempre abordar você pelo WhatsApp na véspera de feriado ou sexta-feira, pois ele vai usar o horário bancário para explicar por que o dinheiro não caiu na sua conta.

Comprador não se preocupa com detalhes do produto

Além disso, reparei que muitos desses golpistas não perguntam sobre as reais condições do seu aparelho como um comprador realmente interessado. Por exemplo, eu anunciei um iPhone 8 com 5 meses de uso. Ou seja, ele ainda tem 7 meses de garantia.

Inseri diversas fotos reais do aparelho para comprovar que ele está em ótimo estado de conservação. Mas nas fotos, há detalhes sobre o aparelho que não ficam evidentes, como a vida útil da bateria, um detalhe que o comprador verdadeiro geralmente pergunta.

Nenhum dos golpistas que me abordaram perguntaram sobre esse detalhe, o que demonstra que, para eles, o real estado do aparelho não é o mais importante, e sim apenas concretizar a venda.

Pressa em fechar negócio

Aliás, normalmente você vai notar uma certa pressa deste golpista em fechar o negócio. Isso porque como ele te aborda na véspera de feriado ou final de semana, ele quer fazer logo a falsa transferência para poder alegar depois que o dinheiro não entrou devido ao horário do banco.

Como acontece o envelope vazio?

Após “fechar negócio” com você, o golpista vai pedir o número de sua conta para fazer o golpe da falsa transferência. Ele irá até um caixa eletrônico no banco e vai fazer um depósito por envelope. O detalhe é que o envelope estará VAZIO, sem nenhum centavo dentro.

No entanto, o caixa eletrônico não é capaz de identificar o envelope vazio. Apenas quando esse envelope cair na mão dos funcionários do banco, no momento da conferência, é que vai ser constatado que não há valores no envelope. Entretanto, na hora que ele aplicar o golpe da transferência para sua conta, ele receberá do caixa eletrônico um comprovante de transferência com os valores que ele digitou no caixa eletrônico.

Cuidado redobrado neste fim de ano

Como disse anteriormente, ele escolhe datas específicas para aplicar o golpe da falsa transferência, como vésperas de feriado e final de semana, o que tem bastante no final do ano. Comigo, aconteceu no dia 24/12 (véspera de Natal) e hoje (sexta-feira, dia 27/12). Ele vai enrolar um pouco e vai dizer que só conseguiu fazer a transferência em um horário próximo às 16h, que é a hora que o banco fecha.

O que acontece em diante é que ele manda uma foto do comprovante dessa falsa transferência para você, e diz que está mandando alguém ir buscar o produto. Você poderá reclamar que a transferência não caiu na conta, mas ele vai alegar que o banco está em final de expediente, e que os valores entrarão na sua conta assim que o banco voltar a suas atividades (o que é mentira). Aí você entrega o produto e nunca mais vê a cor do dinheiro.

Como se prevenir do golpe da falsa transferência na OLX?

Agora que você já sabe como os criminosos agem ao aplicar o golpe da falsa transferência na OLX, vamos às dicas para não cair nessa fria.

Primeiramente, sempre priorize fazer negócios com o próprio comprador (ou seja, a pessoa que vai usar o aparelho) de forma PRESENCIAL.

Não aceite transferências como forma de pagamento, especialmente as feitas em caixas eletrônicos. Como eu falei antes, o caixa eletrônico não é capaz de identificar os valores do envelope. O valor que aparece no comprovante de transferência é o valor que o depositante digitou no caixa eletrônico, e ele pode digital o que quiser. Apenas no momento em que um funcionário do banco fizer a conferência da transferência é que irá perceber o envelope vazio. Quando isso acontece, nenhum valor entra na sua conta bancária.

Sempre desconfie de compradores que parecem não se importar muito com o estado do produto ou outros detalhes importantes. Eu reparei que ambos os golpistas que me abordaram não quiseram saber o estado da bateria, mas pode ser outro detalhe importante que você perceba.

Cuidado ao anunciar na OLX

Eu costumo trocar bastante de smartphone e sempre usei o OLX para anunciar meus produtos. Entretanto, com essa grande quantidade de golpistas se aproveitando dos anúncios por lá, estou preferindo negociar por outras plataformas, como o Facebook Marketplace, onde posso ver o perfil do comprador.

Mesmo assim, o golpista pode aparecer por qualquer uma das plataformas, e cabe a você identificar um comprador suspeito. Se você identificar e achar que é golpe, bloqueie-o imediatamente. Não tenha pressa de vender seu produto, pois essa pressa pode acabar colocando você em uma cilada.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Globo Play

- Publicidade -
Priscilla Kinasthttps://seucreditodigital.com.br/author/priscilla/
Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
- Publicidade -

Mais Populares

Caixa faz nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial nesta quarta-feira (05)

Nesta quarta-feira (05), a Caixa fará uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial. Dessa vez, estão incluídos os beneficiários nascidos em maio, que...

Projeto prevê uso de vale-transporte para pagar aplicativos durante pandemia

Trabalhadores em breve poderão ter mais uma opção de transporte durante a pandemia de Covid-19. Conforme Projeto de Lei (PL) da senadora Rose de...

Caixa Tem: CEF garante saque dos R$ 600 para quem teve conta bloqueada

Nesta segunda-feira (3), a Caixa Econômica Federal garantiu que aqueles que tiveram a conta do Caixa Tem bloqueada não vai precisar esperar o desbloqueio...

Mais de 1 milhão de pessoas começam a receber o auxílio emergencial essa semana

Hoje (03), o Ministério da Cidadania anunciou um novo calendário do auxílio emergencial. Ele vai começar a ser pago no dia 5 de agosto...
- Publicidade -