Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe da Serasa faz novas vítimas; entenda o caso

Você, possivelmente, deve ter recebido algum e-mail ou mensagem no WhatsApp a respeito de alguma dívida inscrita na Serasa e, logo, veio a cobrança da quitação desses débitos. 

Mas, saiba que isso pode se tratar de um golpe! Não faz parte da política da empresa enviar mensagens com cobranças de dívidas. Inclusive, a própria assessoria afirma que “ se você tiver contas atrasadas, terá que entrar em contato com o credor para negociar a dívida”. 

Segundo a Serasa, não faz sentido algum o cidadão receber um boleto ou fatura de uma conta atrasada que ele não pediu. Portanto, desconfie caso receba mensagens desse tipo, pois se trata de uma artimanha criminosa conhecida como “Golpe da Serasa”. 

Criminosos se passam por funcionários da Serasa

O golpe da Serasa está fazendo vítimas por todo o país. Nesse sentido, o esquema se inicia quando os criminosos entram em contato com pessoas incluídas na lista de inadimplência da Serasa e, assim, se passam por funcionários da empresa de avaliação de crédito

O conteúdo, a princípio, aparenta ser verdadeiro, pois as mensagens enviadas são acompanhadas com a logo da Serasa. Além disso, os golpistas dizem ter acesso ao histórico do devedor e, em razão disso, apresenta propostas vantajosas para liquidar os débitos. Na maioria das vezes, os pagamentos são realizados via Pix

Porém, mesmo após o pagamento concluído, a pessoa continua com o nome negativado e, ainda, perde o dinheiro. Pois, a negociação partiu de um golpe. Por conta disso, a dívida continua em aberto junto à empresa credora. 

Como se proteger do Golpe da Serasa 

O primeiro passo para se proteger desse tipo de ação é saber que a Serasa não entra em contato com as pessoas devedoras, no intuito de cobrar o pagamento das dívidas.

Outra forma de se proteger, segundo a instituição, é verificar se há erros de português nas mensagens recebidas. Apesar de que os golpistas estão cada vez mais se especializando no esquema, se ler com bastante atenção, alguns erros podem ser encontrados. 

Por fim, como forma de alertar os cidadãos, a Serasa menciona, também, em seu site oficial, o famoso dito popular: “quando a esmola é grande, o santo desconfia”. Portanto, fique atento quando receber propostas tentadoras. Pois, muitas das vezes trata-se de um golpe. 

Caso tenha interesse em quitar uma dívida e “limpar o seu nome” você pode verificar diretamente com a Serasa por meio do site. Lembre-se de estar com o número do CPF em mãos para poder realizar a consulta dos débitos. 

Imagem: Alison Nunes Calazans/ shutterstock.com