Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe da troca de cartão: entenda como funciona e não saia no prejuízo

Um golpe financeiro está causando muito prejuízo com a troca de cartões; saiba como se proteger.

Um novo golpe que envolve a troca de cartões tem causado muitas vítimas. Em vista disso, o C6 Bank está alertando não só os seus clientes, mas também a todas as pessoas que podem ser afetadas por este prejuízo financeiro.

Desse modo, uma das melhores formas de não cair em um golpe é entender como os criminosos o aplicam. Assim, conseguirá facilmente identificar uma tentativa de fraude. Mas, afinal, como o novo golpe da troca de cartões está sendo aplicado? Confira a seguir.

Qual é o objetivo dos golpistas que aplicam a fraude da troca de cartões?

Mulher entregando cartão para atendente em loja.
Imagem: Stokkete/shutterstock.com

Os golpistas têm como objetivo principal se apossar do seu cartão enquanto realiza uma transação financeira. Além disso, também há a intenção de obter dados pessoais sensíveis, como nome completo e endereço.

Veja também: 4ª luz no semáforo? Entenda a novidade

Isso porque quando os criminosos têm acesso a certas informações conseguem contratar serviços no nome da vítima. A partir disso é possível, por exemplo, acordar empréstimos ou invadir as contas bancárias. 

Quais são as etapas deste golpe?

À vista disso, inicialmente, os golpistas adotam disfarces para conquistar a confiança da vítima. Nesse sentido, podem se disfarçar de vendedores ambulantes, entregadores de comida e até mesmo de motoristas de aplicativos, escolhendo assim identidades que são familiares.

Ainda, durante o processo de transação, o golpista cria um cenário de confusão, argumentando que a máquina de cartão apresenta falhas. Para concluir a operação, ele orienta a digitar sua senha repetidamente e, em muitos casos, requer acesso às informações do cartão de crédito ou débito.

Assim, aproveitando-se da distração da vítima, o golpista realiza a substituição do cartão original por um cartão falso ou sem valor. A vítima, sem perceber a troca, acaba com o cartão falso, enquanto o fraudador retira o cartão genuíno.

O que acontece quando o golpe é bem-sucedido?

Uma vez com o cartão roubado em mãos, o golpista consegue efetuar ações ilícitas. Isso inclui, por exemplo, transações Pix, saque de dinheiro e até venda de dados. Portanto, para evitar cair nesse tipo de golpe, é fundamental estar ciente de seu funcionamento.

Por fim, algumas precauções incluem manter o cartão visível durante a transação, jamais compartilhar a senha com terceiros e monitorar regularmente as atividades bancárias. Se houver suspeitas de fraude, é vital entrar em contato imediatamente com a instituição financeira para relatar o incidente e bloquear o cartão roubado. 

Imagem: Stokkete/shutterstock.com