Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo você precisa esperar para receber benefícios do INSS?

Dados do INSS mostram qual é o tempo de espera para que os requerentes consigam receber os benefícios. Confira!

Muitos trabalhadores precisam receber os benefícios previdenciários que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece. Logo, como são muitas pessoas, o tempo de espera para o atendimento e o recebimento desse pagamento pode ser longo.

Assim, dados do INSS mostram qual esse período. Nesse sentido, o canal de notícias GloboNews os obteve com exclusividade por meio da Lei de Acesso à Informação. Saiba mais detalhes sobre esse tema na sequência.

Dados mostram tempo de espera para conseguir receber benefícios do INSS

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Diante disso, aqueles que precisam receber pagamentos previdenciários como aposentadorias, pensões e auxílios devem esperar um pouco mais de cinco meses. Portanto, esse é o tempo que os dados do INSS informam. Confira abaixo a lista com o tempo de espera para cada benefício:

  • Auxílio-acidente: 171 dias;
  • Pensão por morte em acidente de trabalho: 169 dias;
  • Auxílio-reclusão: 166 dias;
  • Auxílio inclusão à pessoa com deficiência: 102 dias;
  • Aposentadoria por idade: 63 dias.

Ainda, vale destacar que esse período de espera deveria ser de até 45 dias, como estabeleceu o Supremo Tribunal Federal. Sendo assim, o INSS está tomando medidas para agilizar esses atendimentos e evitar que demore tanto para que os trabalhadores recebam esses benefícios.

Medidas do INSS para enfrentar a fila de atendimento

O órgão público criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social para tentar diminuir esse tempo de espera. Logo, os servidores e peritos médicos do INSS recebem bonificação para cada atendimento extra realizado por esses profissionais.

Porém, por ser uma ação voluntária, é possível que adesão desses funcionários não seja alta. Ademais, muitos deles não concordam com os critérios estabelecidos pela portaria que regulamenta o pagamento desse bônus, a Medida Provisória n.º 1.181.

Veja também:

Cargo de confiança; descubra se qualquer trabalhador pode ocupar esse posto

As regras são as seguintes: os profissionais recebem R$ 68 por análises extras. Contudo, aqueles que trabalham home office, por exemplo, devem cumprir uma meta 30% maior que a atual para receber a bonificação. Portanto, se ele faz 90 análises por mês, ele deveria fazer 117 para ganhar a bonificação a partir da 118ª, por exemplo.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com