Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

‘Golpe da vacina e do Pix’: está realmente acontecendo?

Alguns boatos a respeito do golpe da vacina e do Pix estão deixando muita gente preocupada. Clique aqui para saber mais.

Janeiro de 2024 traz de volta uma história já desmentida algumas vezes: o suposto “golpe da vacina” e do Pix. A mensagem, que vem se espalhando rapidamente pelo WhatsApp, afirma que pessoas estão tentando roubar dados a partir do número 95004-1117, alegando ser uma campanha de vacinação que requer o usuário “pressionar 2”.

De acordo com o texto que circula online, alguém esvazia a conta bancária e rouba o Pix assim que a pessoa segue a instrução. Essa não é a primeira vez que a história surge na internet e atormenta os usuários de vários lugares do país.

Entretanto, não há como alguém roubar seus dados simplesmente porque você pressiona a tecla 2 do telefone. Geralmente, golpistas que atuam via ligação utilizam uma técnica chamada “engenharia social”, por meio da qual induzem a vítima a informar dados pessoais.

Entenda o contexto por trás da história

Homem preocupado e chateado olhando para a tela do celular
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

EsSa história passou por várias transformações ao longo do tempo. Tudo começou no início da pandemia, quando o Ministério da Saúde anunciou que pretendia realizar ligações para diagnosticar possíveis casos de sintomas gripais.

Apesar de nunca terem implementado o plano, isso foi suficiente para iniciar a propagação do boato. Em 2021, a história evoluiu. Em vez de sintomas gripais, a ideia que começou a circular foi a de que o falso levantamento seria relacionado à vacinação.

Golpe da vacina e do Pix são falsos

No ano posterior, acrescentou-se o elemento “Pix” à mensagem, que afirmava que o serviço de pagamentos instantâneos seria roubado. Agora, a história voltou à tona. No entanto, tudo não passa de um boato.

Veja também:

Dinheiro acima de R$ 1400 na conta de idosos de baixa renda; entenda

Diante de todos os pontos apresentados neste artigo, podemos concluir, portanto, que é falso que haja um “golpe da vacina e do Pix” relacionado a um número 95004-1117 ligando e pedindo para pressionar 2 caso você esteja vacinado. Portanto, trata-se de uma notícia falsa antiga que voltou a circular em 2024.

Imagem: Thx4Stock team / Shutterstock.com