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Golpe do dinheiro esquecido: Banco Central alerta para ação de criminosos

O programa durou até abril do ano passado e não está ativo no momento. 

Cada vez mais crescem relatos de golpes envolvendo dinheiro esquecido em bancos. Ano passado, o Banco Central (BC) lançou o Sistema de Valores a Receber (SVR) onde milhares de brasileiros puderam sacar dinheiro esquecido em suas contas. 

Os golpistas se passam por atendentes do Banco Central e entram em contato através do WhatsApp ou de SMS afirmando que o indivíduo tem dinheiro esquecido em alguma conta. Contudo, o SVR está inativo desde abril de 2022. 

A Polícia Federal (PF) alertou sobre o envio dessas mensagens envolvendo o golpe do dinheiro esquecido no banco. Entenda a seguir como ele funciona e quais são as melhores maneiras de não se tornar uma vítima.

O que foi o SRV?

O SRV foi uma iniciativa do Banco Central que permitiu que dinheiros esquecidos em contas antigas fossem recuperados. Contudo, o programa durou até abril do ano passado e não está ativo no momento. 

O BC pretende novamente viabilizar essa consulta de dinheiro esquecido através do SRV, pois ainda há cerca de R$ 4,6 bilhões que precisam ser devolvidos. Mas, até o momento, não há data para que isso aconteça. Ou seja, qualquer mensagem a respeito do recebimento dessa quantia é um golpe. 

Como o golpe do dinheiro esquecido está sendo aplicado?

A mensagem enviada pelos golpistas afirma que a pessoa tem valor a receber e disponibiliza um link para uma consulta online. Ao clicar no link, o indivíduo é instruído a repassar a mensagem no WhatsApp para que possa receber o valor. Confira: 

print da mensagem enviada por golpistas
Imagem: Reprodução / Polícia Federal

Além disso, alguns solicitam dados pessoais e as senhas dos bancos. Com os dados da vítima em mãos, os criminosos conseguem acessar as contas bancárias, realizar transações financeiras e até mesmo solicitar empréstimos

O que fazer caso receba essa mensagem?

Jamais clique em links duvidosos recebidos. As instituições financeiras, em geral, só entram em contato com seus clientes através dos canais oficiais de atendimento. O Banco do Brasil informou, em nota, que não estabelece contato com seus clientes através do WhatsApp ou de SMS. 

As instituições financeiras não solicitam que seus clientes compartilhem mensagens nos aplicativos. Além disso, a orientação é nunca fornecer os dados pessoais. Quanto às senhas dos bancos, as instituições jamais as solicitam. 

Portanto, caso algum procedimento solicite dados como o número do cartão, número de segurança e senha, desconfie de que seja um golpe.

Ao receber essa mensagem golpista, o indivíduo deve ignorá-la completamente e preferir sempre o contato através dos canais oficiais de atendimento da instituição financeira. 

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock