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Golpe do falso atendente do Nubank faz vítima perder R$ 5 mil; veja como se proteger

O medo de cair em golpes financeiros serve de isca para atrair vítimas ao falso suporte técnico do banco. Entenda!

As estratégias para atrair vítimas para golpes vão se renovando. Um cliente do Nubank relatou, na comunidade do banco digital, que foi vítima do golpe do falso atendente e teve um prejuízo de R$ 5 mil.

O caso foi contado pelo cliente no dia 29 de março. Segundo a vítima, o golpe teve início com uma compra no seu cartão de crédito físico. Logo após reportar a situação ao Nubank, recebeu uma ligação do suporte técnico. Porém, a ligação também fazia parte do golpe.

Ligação em nome do Nubank é continuação do golpe

De acordo com o relato, tudo começou com a notificação de uma compra no valor de R$ 7,07 no cartão de crédito do Nubank. Porém, o rapaz estava em casa naquele momento e não usa o cartão na função crédito.

Ele reportou a notificação da compra para o Nubank. Em seguida, recebeu uma ligação do suposto suporte do banco, que tinha acesso a dados pessoais como CPF, e-mail e número do telefone.

O atendente solicitou que a vítima baixasse aplicativos no celular — TeamViewer QuickSupport e TeamViewer Universal Add-On, que seriam usados para rastrear a compra indevida. 

O falso atendente pediu, ainda, que a vítima abrisse o aplicativo do Nubank, informasse o ID do aparelho e fizesse o reconhecimento facial. No entanto, ao terminar a operação indicada pelo falso suporte, foi retirado da conta da vítima o valor de R$ 5 mil para o pagamento de um boleto.

Como se proteger do falso suporte técnico?

Esse tipo de golpe tem afetado diversas pessoas. Para se proteger, é preciso ficar atento a alguns detalhes: empresas de suporte técnico não entram em contato via telefone com clientes nem solicitam informações pessoais ou financeiras. Por isso, sempre desconfie de ligações com esse teor.

Além disso, desconfie de anúncios com erros de ortografia e, ao realizar uma busca por suporte técnico, não clique em links patrocinados, que geralmente aparecem como o primeiro resultado da pesquisa.

O que fazer após cair no golpe?

  • Se o golpe ocorreu pelo computador, desligue o wi-fi ou desconecte o cabo de rede;
  • Desinstale todos os apps solicitados pelos golpistas;
  • Se possível, faça a restauração do sistema operacional;
  • Se você informou aos golpistas usuário e senha, altere esses dados imediatamente, optando por uma senha forte;
  • Fique atento à movimentação de todas as suas contas;
  • Se o golpe envolveu pagamento, informe seu banco;
  • Instale atualizações de segurança;
  • Avise amigos e familiares.

Imagem: rafapress e Gorodenkoff / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital