Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do PIX pelo Instagram: polícia prende suspeito e revela detalhes de como o crime ocorre

Um suspeito de cometer fraudes pelo Instagram foi preso; saiba mais sobre o golpe do PIX e o que fazer para se proteger!

Um homem de 25 anos, no interior do Rio Grande do Norte, foi preso como suspeito de invadir contas de usuários do Instagram e aplicar golpes financeiros. A polícia está investigando a hipótese de o criminoso estar envolvido em outras operações fraudulentas no estado.

Depois de acessar os perfis indevidamente, ele se passava pelo dono da conta e pedia dinheiro para os seguidores, alegando problemas aleatórios. As transferências eram, então, realizadas pelo PIX, serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.

Devido a sua popularidade, o PIX se tornou um ímã de esquemas golpistas. Esse tipo de fraude, aliás, não é recente. Casos semelhantes estão sendo registrados há bastante tempo. No entanto, mesmo sendo um golpe conhecido, ainda engana muita gente.

Como se proteger?

Algumas vez você recebeu mensagens, seja pelo Instagram, WhatsApp ou qualquer outra rede social, pedindo uma quantia em dinheiro emprestada? Essa é uma tática muito usada pelos bandidos. O que acontece é que eles se passam por conhecidos da vítima para completar a ação criminosa.

Assim, sempre que você receber contato, ainda que de pessoas de confiança, não acredite de imediato. Isso porque o perfil delas pode ter sido invadido. Em vez de fazer o depósito sem levantar dúvidas, entre em contato por ligação ou pessoalmente, pois esta é a única forma de averiguar se o pedido é legítimo.

Além das vítimas que têm o dinheiro roubado, existem também quem tem contas invadidas, o que também é crime, com previsão de três meses a um ano de detenção e multa. Assim, há dicas para evitar ter seus acessos comprometidos. Confira:

  • Opte por senhas complexas, com caracteres variados (letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, como #, %, $, @);
  • Nunca clique em links desconhecidos que cheguem por mensagem ou e-mail;
  • Não acredite em promoções que garantem prêmios bons demais para serem verdade, pois, na maioria das vezes, são golpes;
  • Não conceda acesso de aplicativos de terceiros a suas contas, a não ser que tenha total segurança da credibilidade destes (por exemplo, aplicativos para contar seguidores que pedem permissões);
  • Não faça downloads de apps fora das lojas oficiais.

Imagem: fizkes / shutterstock.com