Golpe do Pix: saiba como você pode recuperar o dinheiro perdido
O golpe do Pix pode ocorrer de diferentes formas. Veja como os usuários podem recuperar os valores perdidos!
O Pix se tornou o verdadeiro queridinho dos consumidores brasileiros. No entanto, apesar de ser instantâneo e fácil de usar (se comparado ao TED, por exemplo), o sistema do Banco Central (BC) não fica fora da área de alcance dos criminosos, que o utilizam para fazer usuários perderem dinheiro.
Para se ter uma ideia, pessoas que perderam dinheiro do Pix após acreditarem estar falando com conhecidos, têm registrado denúncias à Polícia Civil do Amazonas. Por conta disso, a entidade divulgou algumas orientações para quem foi vítima conseguir recuperar os valores perdidos. Confira na matéria a seguir como ocorre o golpe e como recuperar seu dinheiro!
Veja com o golpe do Pix pode ocorrer
A ação dos criminosos pode ocorrer de diferentes formas, a começar pelo contato através dos aplicativos. Eles podem:
- Se passar por pessoas conhecidas e pedir Pix pelo aplicativo de mensagens WhatsApp;
- Fazer com que as vítimas realizem compras através das redes sociais;
- Invadir o aplicativo do banco da vítima e pegar o dinheiro da conta;
- Se passar por companhias de investimentos ou oferecer portabilidade de dívidas.
Contudo, é importante destacar que o golpe pode acontecer de outras formas. Por exemplo, o Seu Crédito Digital já noticiou casos em que falsos atendentes de instituições financeiras entraram em contato com as vítimas e pediram para que elas fizessem transferências, download de aplicativos, entre outros.

Saiba como recuperar dinheiro perdido
O delegado Denis Pinho, diretor do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ), disse que a vítima pode recuperar o Pix através do bloqueio cautelar ou por meio do mecanismo especial de devolução. Essas informações são do g1.
Veja também:
Super renegociação de dívidas acontecerá no início de outubro; entenda como participar
Nesse contexto, tanto o bloqueio cautelar quanto o mecanismo especial possuem prazo de 72 a 90 dias para devolver os valores. Por fim, vale lembrar que é importante a pessoa informar a situação ao banco e registrar o caso em uma delegacia, possibilitando que a polícia inicie as investigações e identifique os envolvidos.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com