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Golpe do SMS do Itaú está pegando os clientes do banco de surpresa

Você é um cliente do banco Itaú? Saiba que o golpe do SMS tem sido muito comum. Saiba exatamente qual é e como evitá-lo!

Diariamente, encontramos notícias sobre golpes financeiros aplicados em cidadãos, sobretudo por meio de torpedos ou e-mails falsos. Para os clientes do Itaú, um dos mais frequentes tem sido o golpe do SMS.

A seguir, entenda melhor sobre o que se trata esta fraude e o que fazer para evitar esta e outras situações que podem comprometer a segurança de seus dados ou prejudicar suas finanças e seu nome no mercado.

No que consiste o golpe do SMS?

O cliente do banco Itaú recebe um SMS aparentemente real da instituição, informando que o processo de agendamento de uma transação de alto valor estava concluído. Além disso, caso tivesse dúvidas, o cliente poderia contatar um telefone, cujo início é “0800”.

Preocupados e sem entender de que transação se trata, os clientes entram em contato pelo telefone informado, que transmite confiança por começar com “0800” e ter atendimento bastante semelhante a uma central bancária.

Contudo, diferente da Central de Atendimento do Itaú, neste telefone, os “atendentes” solicitam aos clientes dados sensíveis, como dados do cartão e/ou código de verificação. É importante frisar que nenhuma instituição bancária solicita essas informações. Caso peçam este tipo de informação, saiba que se trata de um golpe.

Após fornecer os dados, a ligação termina e o golpista possui todos os dados do cartão do cliente, podendo realizar transações sem sua autorização.

Como não se tornar uma vítima

A fim de se proteger e não ter prejuízos financeiros, tome algumas medidas simples para evitar golpes:

  • Nunca forneça dados sensíveis por telefone, e-mail ou qualquer outro meio digital;
  • Ligue para os telefones fornecidos nos sites oficiais da empresa para confirmar a veracidade de qualquer contato externo;
  • Compareça presencialmente à agência, se possível, para conversar sobre qualquer dúvida que não possa ser solucionada digitalmente;
  • Faça contato com o banco diretamente pelo aplicativo se preferir o meio digital.

Imagem: fizkes / shutterstock.com