Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o golpe no FGTS pelo aplicativo Caixa Tem?

Saiba também como se prevenir desse golpe e evitar prejuízos financeiros.

Você já ouviu falar no golpe no FGTS por meio do app Caixa Tem? Em suma, nesse golpe, trabalhadores de todo o Brasil que tentaram fazer o saque emergencial do FGTS de até R$ 1.100 se depararam com a conta vazia. Ou seja, os golpistas sacaram o valor antes mesmo do trabalhador.

Como funciona o golpe no FGTS pelo aplicativo Caixa Tem?

O golpe no FGTS ocorre da seguinte maneira: O FGTS emergencial tem 2 calendários: um de depósito e um de saque e transferência. O depósito do benefício ocorre de forma automática nas contas de poupança social digital do Caixa Tem. Assim que o benefício cai na conta do trabalhador, mas ainda não tem a liberação para o saque, o golpista baixa o Caixa Tem e acessa a conta da vítima.

Em seguida, o criminoso paga boletos gerados em uma carteira digital, retirando assim o valor do benefício. Por fim, a vítima só constata o golpe no FGTS quando tenta se cadastrar no app e o sistema acusa que já existe um cadastro com o CPF da pessoa.

A Caixa não expõe o número de pessoas que entraram em contato com o banco para reclamar sobre o golpe no FGTS. No entanto, no caso de comprovação de golpe, o banco devolve o dinheiro ao beneficiário. Por meio de uma nota, o banco afirma o seguinte: “A Caixa realiza, de forma estratégica e preventiva, monitoramento de casos suspeitos e bloqueia contas com indícios de fraude ou com inconsistências cadastrais para a verificação de informações”.

Como se prevenir?

Para se prevenir do golpe no FGTS, a Caixa recomenda que o usuário use apenas os canais oficiais do banco para conseguir informações sobre o saque do benefício. Além disso, jamais repasse a sua senha ou dados de acesso em outros sites ou aplicativos. Paralelo a isso, desconfie de informações sensacionalistas, bem como de oportunidades e promoções imperdíveis. 

Também é necessário estar atento a qualquer tipo de atividade e situação não usual, bem como não clicar em links de SMS, de WhatsApp ou de redes sociais para ter acesso a contas e valores a receber. Afinal, esses links podem levar à instalação de programas espiões, que podem coletar informações e roubar dados do usuário.

Além disso, a Caixa jamais solicita a senha e assinatura eletrônica em uma mesma página, bem como não envia SMS com link. Outra forma de se proteger do golpe no FGTS é verificar se o link tem o HTTPS, para que a conexão seja segura para a inserção de dados. Por fim, é importante baixar apenas o app oficial do Caixa Tem, bem como realizar o seu cadastro assim que possível, para evitar que o golpista faça o cadastro.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com