Golpe no Tinder: veja como identificar um estalionatário
Aumento preocupante de golpes contra mulheres na internet: entenda como golpistas manipulam vítimas e aprenda a identificar e evitar essas fraudes.
Um tema que tem preocupado especialistas é o aumento de golpes contra mulheres, acontecendo mais frequentemente do que imaginamos. As redes sociais e aplicativos de relacionamentos como o Tinder se tornaram um campo fértil para esse tipo de crime. A pesquisa do dfndr lab revelou que uma em cada cinco mulheres já foi vítima de golpes ou ameaças virtuais.
Em geral, os criminosos desse tipo de fraude coletam o máximo de informações para realizarem os golpes. A psicóloga Vanessa Gebrim esclarece que esses golpistas manipulam as vítimas por meio de dois sentimentos contrastantes: a piedade e a ganância.
Como evitar cair em golpes na internet?

De acordo com Gebrim, uma das formas de evitar o golpe é ser cauteloso com solicitações de dinheiro, pagamento de contas e transferências. Também é importante não compartilhar informações pessoais com desconhecidos na internet, a não ser que haja extrema confiança.
Leia também: É seguro enviar comprovante de pagamento via Pix?
A especialista em Direitos Humanos, Direito Penal e stalking, Mayra Cardozo, alerta que os golpistas usam táticas sofisticadas para enganar as vítimas, geralmente se passando por pessoas ricas e prometendo encontros que nunca acontecem. Dessa forma, eles manipulam a vítima até que consigam o que querem, geralmente acesso ao dinheiro e, depois, desaparecem, deixando tristeza, angústia e traumas.
Como identificar um golpista? Há um padrão?
Ademais, Mayra explica que existe um padrão entre os criminosos de golpe emocional. Eles geralmente se apresentam como “príncipe encantado”, perfeitos, bem-educados e amorosos. Por isso, a especialista sugere algumas dicas para evitar ser vítima, tais como:
- Fazer uma verificação do perfil;
- Buscar amigos em comum;
- Jogar as fotos da pessoa no Google;
- Verificar se as coisas não estão “muito intensas” ou se está indo rápido demais;
- Nunca passar dados de cartões de crédito e evitar fazer transferências.
Os aplicativos de relacionamento e golpes: o que mais pode acontecer?
Ademais de golpes emocionais, existem outros crimes que podem acontecer. Mayra alerta para a extorsão mediante sequestro e até mesmo o estupro, quando há encontros presenciais. Outra questão que pode acontecer na internet é a perseguição, tanto física quanto virtual.
Todos os alertas e dicas fornecidos pelos especialistas têm como objetivo evitar que mais mulheres se tornem vítimas desses golpes. Portanto, é fundamental saber como reconhecer a ação desses criminosos e como evitar ser vítima deles.
Imagem: Danilov1991xxx / shutterstock.com