Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes em postos de gasolina assustam motoristas; conheça os mais comuns

Existem postos espalhados pelo Brasil que se aproveitam da falta de experiência de alguns motoristas para aplicar golpes. Saiba mais!

Infelizmente, em todo o Brasil, é preciso se manter atento para não cair em golpes que até são de conhecimento popular, porém, aos desavisados, acabam sendo um prato cheio para os criminosos, que buscam cada vez mais por formas de lucrar.

Sabendo disso, é importante ter atenção para não cair em algum golpe em postos de gasolina. Além de assustar muitos motoristas, é preciso adotar algumas precauções. Conheça os golpes mais comuns em postos de gasolina e saiba como fugir deles! 

Fraudes em postos de gasolina

Existem postos que se aproveitam principalmente da falta de experiência de alguns motoristas. Em muitos, inclusive, o atendimento para acobertar o golpe é disfarçado com simpatia para que o cliente não perceba.

As fraudes que acontecem vão desde máquinas para clonar o cartão, a bombas adulteradas que mostram um valor diferente do que realmente é abastecido.

A primeira dica é buscar precaução. A melhor forma de evitar cair em um golpe é ter confiança no lugar, por isso, procure abastecer em postos conhecidos, com bandeiras nacionalmente populares e, de preferência, que você tenha o costume de abastecer e reconhecer os frentistas.

Quais são os golpes mais comuns?

Um golpe muito comum, não apenas em postos de gasolina, é o da aproximação do cartão. Sempre que o funcionário alegar que a máquina não fez a transação, lembre-se de certificar se, de fato, não foi cobrado.

Além disso, o combustível adulterado é disparado o mais comum e um dos piores golpes em postos. O maior problema é que, além do prejuízo financeiro, pagando por um combustível péssimo, a substância prejudica o motor, podendo trazer futuros problemas mecânicos e eventuais gastos ainda maiores.

Para evitar essa fraude, fuja de postos “piratas” e redes desconhecidas que apostam em uniformes parecidos com o de outras para pegar os mais desatentos de surpresa.

Imagem: Kwangmoozaa / Shutterstock.com