Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes financeiros na web: Brasil registra 1 tentativa a cada 6 segundos

De acordo com o dfndr lab, da PSafe, apenas no 1º semestre de 2021, o Brasil registrou mais de 2,3 milhões de ameaças de golpes financeiros.

0

A cada dia que passa se tornam mais frequentes na internet ações que roubam os dados bancários dos internautas. Dessa forma, os criminosos realizam golpes financeiros com a vítima, e causam vários prejuízos. De acordo com o dfndr lab, da PSafe, apenas no 1º semestre de 2021, o Brasil registrou mais de 2,3 milhões de ameaças do tipo. Assim, a cada 6 segundos, uma nova tentativa de golpe acontece.

Golpes financeiros na web: Brasil registra 1 tentativa a cada 6 segundos

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, a maior parte dos golpes costumam ocorrer através de mensagens de SMS. Nelas, os criminosos se passam por agentes bancários, e pedem a confirmação de dados para bloquear uma compra não autorizada. Além disso, é comum o golpe através de notificações maliciosas, que falam sobre falsas atualizações que podem bloquear contas.

Simoni alerta que “A vítima, aflita e com medo de estar sofrendo uma fraude é convencida a informar dados sensíveis que serão utilizados nos golpes”. Os riscos à segurança financeira dos brasileiros aumentam a cada dia mais em 2021. É dito isso, pois mais de 100 milhões de contas de celulares chegaram ao mercado cibercriminoso. 

Como se proteger?

Para se manter seguro e longe de golpes, a empresa de segurança recomenda as seguintes medidas:

  • Utilize soluções de segurança no celular para poder se proteger de links maliciosos;
  • Tenha cuidado com os links compartilhados pelo WhatsApp e redes sociais;
  • Nunca informe os seus dados bancários em sites ou apps suspeitos;
  • Evite utilizar as redes Wi-Fi públicas durante a realização de transações financeiras.

De acordo com Simoni, atualmente é necessário tomar cuidado nos casos em que uma pessoa entra em contato com suas informações, tais como o CPF. O diretor do dfndr lab explica que “É preciso desconfiar e não passar mais dados se não tiver certeza sobre quem está solicitando informações”. Por isso, esteja sempre atento às possíveis tentativas de golpes financeiros.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Virrage Images / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...