Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas criam site falso para enganar quem quer emitir a 2° via de contas; saiba mais

Fique atento na hora do pagamento. Você pode se deparar com um site falso que fará você pagar contas que não existem. Conheça o novo golpe!

É sempre importante ficar de olho nos sites que você acessa e onde insere seus dados. A Kaspersky, uma empresa especializada em segurança cibernética, alerta para uma nova estratégia usada por criminosos: um site falso é criado para induzir clientes a pagarem contas inexistentes, como se fossem boletos reais.

Segundo a empresa, essas quadrilhas começaram a aplicar esse tipo de golpe há menos de um mês, o que já é um tempo considerável para que as pessoas caiam nas armadilhas, acreditando serem sites oficiais relacionados a esses serviços.

Portanto, é importante que você esteja sempre informado e tente identificar alguma pista que comprove que o site é falso e não fará você pagar contas inexistentes. Veja como esse novo golpe na praça está agindo e fique esperto na hora de acessar esses serviços.

Como funciona o golpe do site falso com contas de água e luz?

Nesse golpe, os consumidores acabam se deparando com sites falsos que imitam os verdadeiros e são levados a clicar neles quando buscam informações sobre as empresas de serviços públicos na internet. O detalhe é que isso acontece porque os sites maliciosos aparecem antes dos sites legítimos, o que é um grande perigo.

Uma vez que os consumidores entram nesses sites, os criminosos agem de duas maneiras. Primeiramente, os sites falsos pedem informações pessoais e números de conta. Em seguida, os golpistas geram boletos falsos ou enviam códigos QR Code do Pix para as vítimas efetuarem o pagamento.

A segunda estratégia encaminha a vítima para o Whatsapp, onde os golpistas simulam um robô atendente do site oficial. No aplicativo, eles solicitam informações pessoais e enviam faturas que não existem. Portanto, o site falso consegue atingir seu objetivo, levando os consumidores a pagarem contas, acreditando que estão pagando uma fatura real.

Kaspersky alerta para perigos de golpe do Pix

O diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini, afirma que nesses golpes as vítimas também têm seus dados expostos, além de perder dinheiro. Ademais, o não pagamento da fatura verdadeira pode resultar em cortes nos serviços prestados.

Isso porque, como a pessoa pensa que pagou corretamente, não há nenhum débito, o que acarreta mais problemas. Portanto, Assolini reforça a importância da verificação cuidadosa dos sites das empresas de serviços públicos, para que se evite sites fraudulentos.

Veja também:

Comunicado importante sobre o salário-maternidade do INSS: confira

Por fim, ele também alerta para poupar compartilhar informações pessoais ou números de conta em sites não verificados ou via WhatsApp. Sempre entre em contato diretamente com a empresa do serviço que você busca.

Imagem: Pungu x / shutterstock.com