Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas estão furiosos com esta nova regra da telefonia

Uma nova regra de telefonia protegerá informações pessoais de diversos brasileiros. Saiba mais sobre a mudança!

Uma mudança no processo de portabilidade numérica está deixando golpistas furiosos. A alteração em uma regra de telefonia está sendo implementada com o intuito de garantir maior segurança e evitar fraudes.

A novidade, além de reduzir os transtornos causados por solicitações indevidas, também auxilia na proteção das informações pessoais dos clientes. Agora, com a confirmação por mensagem de texto, as operadoras podem assegurar que a solicitação partiu realmente do titular da linha.

Quais cuidados devem ser tomados antes do processo?

Ao solicitar a portabilidade numérica, é importante estar atento a algumas questões. É preciso se certificar de que a operadora para a qual deseja fazer a portabilidade de telefonia oferece cobertura em sua área de residência e trabalho, evitando problemas de sinal e conexão.

Além disso, antes de efetuar a troca, verifique se existe algum tipo de fidelidade com a operadora atual, pois o cancelamento antes do término do contrato pode gerar multas e taxas adicionais.

Posteriormente, é preciso conferir também se há alguma promoção ou benefício perdido ao mudar de operadora, para garantir que a troca seja realmente vantajosa.

Como fazer a portabilidade numérica?

No momento, a novidade de telefonia está disponível apenas para aparelhos com DDD 64. Para realizar a portabilidade numérica, siga o passo a passo:

  • Faça contato com a nova operadora para a qual deseja portar seu número e solicite a portabilidade;
  • A operadora enviará uma mensagem de confirmação no celular e um SMS que deve ser respondida em até 30 minutos;
  • Caso não haja resposta, entre em contato com a nova operadora e solicite o envio de um novo SMS;
  • Aguarde o prazo de efetivação, que leva até três dias úteis;
  • Se desejar desistir da portabilidade, procure nova operadora em até um dia útil antes da data prevista para a migração.

Regra de telefonia impedirá golpes da portabilidade

O golpe da portabilidade é aplicado de forma frequentemente, principalmente nas redes sociais. Os criminosos acessam o número do aparelho celular da vítima e buscam a operadora.

Após isso, os golpistas procuram outras operadoras de telefonia e pedem a portabilidade para aquela empresa. Assim que a mudança é feita, os bandidos conseguem acessar as plataformas sociais e outros dados pessoais da vítima.

Por fim, com a confirmação por mensagem de texto, o processo de portabilidade se tornará mais seguro e protegerá as informações dos cidadãos durante a mudança.

Imagem: Monster Ztudio/shutterstock.com