Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Golpistas estão mirando em motoristas deste estado; veja como se proteger

É dever do cidadão pagar impostos. Porém, o contribuinte pode se tornar vítima de golpistas. Saiba como evitar!

Fernanda CadavalPor Fernanda Cadaval2 min de leitura
Motorista preocupado, com as mãos no rosto.

Quem comete golpes está sempre atento para os impostos que estão em época de pagamento. Isso porque a procura pela emissão de boletos é maior neste período e as chances de atrair vítimas é maior. Assim, o pagamento do IPVA em Minas Gerais está sob o alvo de criminosos.

Foram notados no estado o envio de links e boletos falsos das guias do IPVA para motoristas. Por isso, a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) alerta os contribuintes que fiquem atentos e desconfiem de contato feito por pessoa física ou empresa em nome da SEF.

Entenda o como o golpe é aplicado

No estado de Minas Gerais, os motoristas estão recebendo via e-mail e redes sociais links e boletos para pagamento do IPVA. No entanto, esse contato não é realizado pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, o que se configura, portanto, em mais um golpe envolvendo o pagamento de tributos.

Ao clicar no link que os criminosos enviam, as vítimas se direcionam para uma página falsa. O objetivo é roubar os dados dos usuários, causar conflito entre os contribuintes e a Fazenda e até aplicar golpes financeiros caso o motorista pague o boleto falso.

Além disso, no início do ano também foi registrado o recebimento, via WhatsApp e Telegram, de notícias falsas em relação a um suposto aumento no valor pago pelo licenciamento dos veículos em Minas.

Saiba como se proteger

Para não cair em golpes, é preciso ficar atento aos canais oficiais dos órgãos. A SEF salienta que não envia links ou boletos por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais.

O órgão também ressalta que não se faz o envio via correio. Os contribuintes devem se direcionar somente para o site ou no perfil do Instagram

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Outra dica é prestar atenção no endereço que está sendo acessado. Qualquer nome que apareça sem ser da Fazenda, o contribuinte deve ignorar.

Por último, a SEF alerta para o emissor da guia de pagamento que “se surgir um nome de uma pessoa física ou empresa, não conclua a operação, pois o documento pode ser fraudulento”.

Imagem: Pathdoc / Shutterstock.com

Fernanda Cadaval

Autor

Fernanda Cadaval

Me chamo Fernanda Patzdorf Cadaval de Macedo, tenho 34 anos, e tenho formação em Letras- Português e Jornalismo. Ler e escrever estão entre minhas atividades favoritas. E poder ser uma facilitadora na formação de opinião das pessoas através do meu trabalho, é um grande privilégio dado por essa profissão que exerço há mais de 10 anos.

Topicos relacionados