Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpistas passam a utilizar inteligência artificial para enganar as vítimas

A Inteligência Artificial chegou até os bandidos: veja como os golpistas estão enganando as suas vítimas usando a tecnologia!

Os golpistas estão se aproveitando das novas tecnologias para inovar na hora de aplicar suas fraudes. Nos Estados Unidos, algumas personalidades da mídia já fizeram o teste, e parece que está dando certo: os bandidos podem clonar a sua voz para fazer ligações para pessoas conhecidas.

O tal teste foi feito pela jornalista do Wall Street Journal, Joanna Stern, que usou uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para replicar sua própria voz. O resultado ficou tão convincente que ela foi capaz de enganar seu próprio pai durante o experimento.

O avanço da IA está possibilitando a criação desse tipo de áudio fake em questão de minutos. Algumas empresas de tecnologia estão começando a distribuir softwares com esse objetivo com assinaturas que variam de preço. Assim, é preciso tomar cuidado.

Como se proteger de golpes com inteligência artificial

Esse tipo de golpe ainda é uma prática que está engatinhando, mas tudo indica que, em breve, pode ser um esquema lucrativo e capaz de fazer centenas de vítimas. É preciso, diante dos novos tempos, estar atento a esse tipo de possibilidade, mitigando riscos.

Uma recomendação geral é que você faça algumas perguntas que somente o seu contato saberia (e o golpista não). Fazer uma chamada de vídeo ou marcar um encontro presencial também são alternativas. Mas acima de tudo: não deixe de se informar sobre novos tipos de golpes.

Cuidado com as informações online

Essa também é uma dica importante. Muitas vezes, os golpistas miram em pessoas das quais conseguiram obter informações pessoais. De maneira geral, tome cuidado com o tipo de informação que você compartilha na internet ou insere em sites aleatórios.

Esses dados ainda podem resultar, aliás, em outros tipos de crimes. Isso inclui toda sorte de golpe que envolve roubo de identidade. Somente passe informações como nome, CPF e RG quando tiver certeza da confiabilidade do receptor.

Imagem: Grustock / Shutterstock.com