Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google anuncia novidade para brasileiros

Como participar dessa novidade do Google de que os brasileiros vão ser os primeiros a usufruir? Entenda como vai funcionar!

O Google surpreendeu os brasileiros ao anunciar uma nova funcionalidade para o aplicativo carteira do Google. Nos próximos meses, os brasileiros serão os primeiros a usufruir da possibilidade de realizar pagamentos utilizando o QR Code.

Nos últimos anos, as fintechs ascenderam no mercado e, com isso, surgiram diversas soluções digitais de meios de pagamentos. Até então, o aplicativo do Google permitia pagamentos por meio da aproximação utilizando a tecnologia NFC. No entanto, nem todos os smartphones possuíam essa funcionalidade.

Com a introdução do pagamento por QR Code, essa restrição é superada, uma vez que a maioria dos dispositivos móveis possui câmera para leitura dos códigos. Entenda abaixo como usar a funcionalidade.

Como usar o Google Pay?

Para utilizar a nova funcionalidade, o usuário precisa apenas apontar a câmera do celular para o QR Code exibido na tela da maquininha. Isso já é suficiente para realizar o pagamento. É possível utilizar os cartões de crédito ou débito cadastrados no Google Pay para concluir a transação.

Dependendo do emissor do cartão e do valor da compra, pode ser necessário o uso de senha ou biometria para aprovação. O Google ressalta que a carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação, garantindo a segurança do processo. Além disso, o recibo de pagamento fica armazenado no próprio aplicativo.

Google Pay é seguro?

A nova funcionalidade da carteira do Google permite realizar pagamentos à vista ou parcelados, proporcionando a mesma flexibilidade de um cartão de crédito tradicional. O sistema também oferece a opção de conferir o número de parcelas antes de finalizar a compra, proporcionando mais controle ao usuário.

Em relação à segurança, a carteira do Google traz uma vantagem adicional, pois não envia informações reais do cartão durante a transação. Em vez disso, o comerciante recebe um token, um código único criptografado, protegendo assim os dados sensíveis do usuário.

Imagem: Reprodução/Shutterstock