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Google já está preocupado com o ChatGPT

A preocupação do Google com a inteligência artificial da ferramenta ChatGPT faz realmente sentido? Confira tudo sobre o assunto.

A gigante da internet, Google, já acendeu o sinal de alerta sobre o ChatGPT, uma tecnologia que se tornou um fenômeno virtual nos últimos dias. Isso porque essa tecnologia é capaz de simular conversas através de inteligência artificial, como se fosse uma pessoa real.

Contudo, o que preocupa o Google é o fato de a ferramenta oferecer respostas que, normalmente, os usuários procuram no maior buscador do mundo.

Mas há realmente motivos para preocupação? Veja mais sobre o ChatGPT a seguir.

ChatGPT é sucesso instantâneo no mundo digital

O motivo do Google e empresas como a Tencent, responsável pelo WeChat, iniciarem uma avaliação do funcionamento do ChatGPT é evidente. Afinal, a solução de inteligência artificial (IA) demonstrou grande capacidade de manter diálogos bem naturais e assertivos. Além disso, foram mais de 1 milhão de usuários ativos apenas na última semana.

De acordo com informações do site oficial do ChatGPT, o modelo interage a partir de uma conversa fluida e pode responder a perguntas, rejeitar pedidos inadequados e até mesmo admitir seus erros.

Porque o Google não precisa se preocupar (ainda) com o ChatGPT

Primeiramente, é importante lembrar que o Google tem a preferência de 41% da população mundial como principal buscador. Além disso, se desconsiderar a China, onde o Google é proibido, e a Rússia, onde o buscador mais popular é o Yandex, esse número chega a quase 76%. Ou seja, a liderança do Google para as buscas ainda tem folga.

Outro ponto a se considerar é que, mesmo com uma usabilidade muito simples, o ChatGPT usa da inteligência artificial para aprimorar seus dados. Em outras palavras, leva tempo para que a plataforma consiga realmente ter informações melhores do que as do Google.

Por último, buscas mais complexas ou mesmo de links específicos continuam sendo mais práticas de fazer através do Google. Isso porque o ChatGPT ainda não envolve respostas diretas quando a pergunta é muito específica.

De toda forma, quem ganha com o sucesso de uma nova tecnologia é o usuário, que pode se beneficiar das atualizações do próprio Google para não perder espaço para o ChatGPT.

Imagem: Sundry Photography / shutterstock.com