Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google Pay vai concorrer com o Nubank? Entenda mudança para instituição de pagamento

Google Pay vai concorrer com o Nubank? Banco Central aprovou a mudança do serviço para instituição de pagamento. Saiba o que isso significa.

Uma mudança interessante vai levar o serviço de carteira digital Google Pay para novos rumos. Acontece que o Banco Central (BC) concedeu a autorização para que a carteira digital possa atuar agora como instituição de pagamento no Brasil, na modalidade de iniciador de transação.

Mas o que significa essa mudança? Será que agora o Google Pay poderá concorrer com nomes como o Nubank? Então, para saber a resposta, confira o texto a seguir!

Google Pay vai concorrer com o Nubank?

De acordo com o Banco Central, a modalidade de iniciador de transações funciona de maneira diferente do que ocorre com o Nubank, por exemplo. Isso porque a ideia é que o Google Pay inicie a transação de pagamento solicitada pelo usuário final, porém não gerencie a conta de pagamento ou detenha, de nenhuma forma, os fundos das transações iniciadas.

Em outras palavras: não haverá competição entre Nubank e Google Pay, uma vez que as duas empresas atuam de formas diferentes.

O que muda é que, com a recente autorização do Banco Central, o Google Pay possui agora mais funções que serão concedidas ao seu usuário, funcionando de maneira mais autônoma. Contudo, o Google Pay ainda funcionará como uma carteira digital e um meio de pagamento.

De acordo com o Google, em nota oficial, o Banco Central autorizou o Google Pay a “atuar como um Iniciador de Transação de Pagamentos. Essa autorização representa mais um passo em nossa estratégia de oferecer mais opções de pagamento aos usuários por meio de nossas plataformas no Brasil”.

Por fim, hoje o serviço de carteira digital do Google possui um capital de R$ 96 milhões, e a companhia segue controlada por Larry Page e Sergey Brin. O aval ao Google Pay Brasil veio diretamente do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central e já está em vigor.

Imagens: Proxima Studio/shutterstock.com