Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gov.br: Reconhecimento facial agora é mais fácil e rápido a partir desta segunda-feira (18)

Reconhecimento facial facilitado no Gov.br a partir de segunda-feira, beneficiando diversos perfis de usuários. Entenda!

Uma mudança significativa chega ao Gov.br nesta segunda-feira (dia 18). Assim, a modificação deve tornar o processo de reconhecimento facial mais acessível e rápido.

Isso porque, agora, a câmera traseira de dispositivos móveis serve para o reconhecimento biométrico dos usuários. A saber, isso é benéfico especialmente para aqueles com celulares antigos e pessoas com necessidades especiais. Entenda tudo a seguir!

Mudança na conta Gov

Site gov.br aberto e uma lupa no nome "gov.br", com letras em azul, amarelo e verde.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

A medida anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) visa facilitar o acesso aos serviços do Gov.br. Principalmente para pessoas com deficiência, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos.

Para aqueles que enfrentam dificuldades na captura adequada da foto, será possível contar com a ajuda de familiares ou amigos. Então, a mudança tem tudo para tornar o processo mais inclusivo e acessível.

Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a novidade é parte de um esforço contínuo para aprimorar a segurança dos usuários. Até o momento, cerca de 152 milhões de brasileiros possuem uma conta Gov. Assim, a implementação do reconhecimento facial representa uma mudança de nível na plataforma, oferecendo aos usuários a categoria prata ou ouro.

Níveis do portal Gov.br

Para alcançar o nível prata, os cidadãos precisam realizar a biometria facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ser servidor público federal ou fazer login através de instituições financeiras credenciadas.

Já quando o assunto é o acesso ao nível ouro, faz-se necessário o reconhecimento facial por meio do QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional), baseado nos dados da Justiça Eleitoral, ou ainda por meio de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

Veja também:
Parcela extra do BPC é CONFIRMADA a partir do dia 01/04

Esse avanço não apenas simplifica o processo de autenticação, mas também reforça a segurança e a confiabilidade dos serviços oferecidos pelo site do governo. A medida representa um passo importante rumo à inclusão digital e à modernização dos serviços públicos, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de suas condições, tenham acesso igualitário e seguro aos recursos disponíveis.

Imagem: rafapress / shutterstock.com