Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governador bate o martelo e ponto facultativo nesta sexta-feira (13) é confirmado

Decreto estabelece ponto facultativo para esta sexta-feira (13). Veja quais serviços públicos serão afetados após o feriado.

Nesta quarta-feira (11) houve a publicação do Decreto nº 6.429 no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE). Ele estabelece que sexta-feira (13/10) será ponto facultativo na Administração Pública Estadual, com a retomada das atividades na segunda-feira, dia 16.

O governador Wanderlei Barbosa assinou a decisão pelo ponto facultativo. De acordo com o que está estabelecido no Decreto, cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais.

Como ficará o funcionamento dos órgãos do Poder Executivo Estadual com o ponto facultativo?

Calendário apontando feriados e ponto facultativo. Miniatura de carro ao lado.
Imagem: Ratana21 / shutterstock.com

Os serviços essenciais dos órgãos do Poder Executivo Estadual continuam a funcionar normalmente, garantindo assim o suporte à população nas suas respectivas áreas de competência. No entanto, a retomada de todos os setores acontecerá apenas na próxima segunda-feira, dia 16.

O ponto facultativo é uma decisão do Governo em que não há obrigatoriedade de funcionamento de órgãos públicos em um determinado dia. A situação acontece normalmente em datas comemorativas, vésperas de feriados ou após feriados prolongados.

Data comemorativa: Dia Nacional de Nossa Senhora Aparecida

O ponto facultativo deste ano é após o feriado nacional que comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, em 12 de outubro. A oficialização desse dia como feriado ocorreu em 1980, pela Lei nº 6.802/1980, assinada pelo presidente da época, João Batista Figueiredo.

Veja também:

Casa&Video abre 100 vagas de emprego em vários estados; veja como se inscrever

Nessa data celebramos a Nossa Senhora Aparecida, figura de grande veneração por parte dos brasileiros, especialmente os católicos. Assim, o feriado é uma oportunidade para manifestações de fé e celebrações religiosas em respeito à Padroeira do Brasil.

Portanto, o Decreto nº 6.429 representa uma iniciativa de respeito à tradição e religiosidade brasileiras, além de proporcionar um momento de descanso aos servidores do Poder Executivo Estadual do Tocantins após o feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock.com