Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governador do DF é afastado; saiba quem é a nova governadora

Governador do DF é afastado depois que manifestantes invadiram os prédios do Planalto, do Congresso e do STF; saiba quem é a nova governadora

O governador do DF foi afastado do cargo por 90 dias. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu pelo afastamento na madrugada de hoje (9). Assim, a vice-governadora, Celina Leão (PP), assume o cargo a partir desta segunda-feira.

Ibaneis Rocha está no seu segundo mandato como governador do Distrito Federal. Entretanto, ele teria sido conivente com os manifestantes que invadiram os prédios do Palácio do Planalto, do STF e do Congresso Nacional na tarde de ontem (08). 

De acordo com a decisão de Moraes, Ibaneis fez declarações públicas em favor da aglomeração de manifestantes em Brasília. Além disso, o governador teria desconsiderado os pedidos das autoridades de um plano de segurança. Ele também critica a liberação do acesso dos manifestantes à Praça dos Três Poderes.

Depois de ataques à Praça dos Três Poderes, governador do DF é afastado do cargo

Na tarde de ontem (8), manifestantes radicais, que se dizem apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, invadiram os prédios do Congresso, do Planalto e do Judiciário. Contudo, durante o ato, os imóveis foram depredados e saqueados.

Ainda na noite de ontem, o judiciário começou a tomar as primeiras ações. Assim, o governador do DF foi afastado por 90 dias. Além disso, Moraes tomou outras determinações:

  •  O secretário de segurança do DF, Anderson Torres, foi exonerado;
  •  Os acampamentos de manifestantes devem ser desocupados;
  • Manifestantes extremistas devem ser presos em flagrante;
  • A polícia deve apreender os ônibus ligados ao grupo.

Dessa forma, com a saída de Ibaneis Rocha do cargo, Celina Leão assume a chefia do governo do DF. 

Quem é Celina Leão?

Celina Leão (PP) tem 45 anos e começou sua carreira política em 2010, quando foi eleita como deputada distrital no Distrito Federal. Além disso, em 2014, ela conseguiu se reeleger para o cargo.

Entretanto, nas eleições de 2018, concorreu e se elegeu para uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. Assim, em 2020, voltou ao governo do DF para assumir o cargo de Secretária de Esportes do Distrito Federal. 

Em 2022 concorreu como vice-governadora na campanha de Ibais Rocha para a reeleição ao governo do DF. A chapa ganhou ainda no 1º turno.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil