Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo anuncia HOJE (28) novo benefício pago pela CAIXA; veja se você poderá receber

Novo benefício pago pela CAIXA foi anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (28). Saiba quem terá direito ao pagamento!

Andreza AraújoPor Andreza Araújo2 min de leitura
Logotipo da Caixa exibido em celular colocado entre cédulas brasileiras

Diversos brasileiros ganharam mais um direito nesta terça-feira (28). Trata-se de um novo benefício que será pago pela CAIXA e servirá para que os estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) se mantenham no ensino médio.

A implementação dessa medida por parte do Governo Federal se deu através da edição de uma Medida Provisória (MP). Saiba mais informações sobre a novidade na sequência.

Novo benefício pago pela CAIXA cria poupança para estudantes do ensino médio

Celular com o logo da Caixa e, preenchendo todo o fundo, três notas de cem e uma de cinquenta reais em leque.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

A MP editada nesta terça (28) autoriza a União a contribuir com um valor máximo de R$ 20 bilhões para um fundo voltado ao programa de educação. O objetivo é combater a evasão escolar no ensino médio por meio do benefício pago pela CAIXA, que vai operar e gerenciar o fundo.

Além do presidente Lula, participaram da elaboração do novo benefício os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). No entanto, a definição dos valores e da logística dos repasses ocorrerá em um ato complementar.

Veja também:

Prévia da inflação no Brasil tem aumento de 0,33% em novembro

A medida provisória tem validade imediata. Porém, para virar lei, é preciso que haja a sua aprovação pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Isso deve acontecer em um prazo de até 120 dias, para que as regras se tornem permanentes.

Saiba mais sobre a medida provisória

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Segundo a MP, caso haja sua conversão em lei a partir do próximo ano, os leilões futuros para a exploração de petróleo e gás poderão prever contribuições adicionais para esse fundo. Esse aporte para o novo benefício pago pela CAIXA visa assegurar a continuidade dessa poupança a cada ano.

Sendo assim, esse ponto tem como objetivo ratificar a legislação atual, que já estabelece a destinação de uma parcela dos recursos advindos da exploração do pré-sal para investimentos na educação básica.

O ministro da Educação, Camilo Santana, já havia mencionado em agosto, em entrevista à TV Verdes Mares, a necessidade de se apoiar o ensino médio. A ideia do ministro para o novo benefício, na época, era enviar um projeto de lei sobre esse tema ao Congresso ainda em setembro deste ano.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Andreza Araújo

Autor

Andreza Araújo

Andreza Araújo é formada em Letras (Português e Linguística) pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Com experiência na área educacional como professora de inglês, atualmente atua como redatora no portal Seu Crédito Digital, escrevendo sobre finanças, benefícios sociais, consumo e mercado.

Topicos relacionados