Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo anuncia novidade que vai facilitar a compra de imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida

O Governo Federal anunciou uma mudança importante em relação ao seu programa habitacional, o Minha Casa, Minha Vida. Confira!

O Governo Federal anunciou uma importante mudança em relação aos subsídios no programa Minha Casa, Minha Vida. Logo, haverá a redução do percentual subvencionado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos financiamentos.

Sendo assim, contamos com uma queda de 70% para 50% nesse quesito. A redução, contudo, está relacionada com as compras de imóveis usados. Saiba mais sobre essa medida do Governo Federal na sequência.

Subsídio para compra de imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida cairá

Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O Ministério das Cidades confirmou a redução de 70% para 50% no subsídio do FGTS para a compra de imóveis usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Esse foi um pedido do setor de construção civil, sob o argumento que essa alta porcentagem privilegia esse tipo de construção.

Ainda, o setor diz que essa medida facilita as operações para a compra de imóveis usados em detrimento dos novos. Outro ponto que as pessoas da área de construção civil levantam é de que as obras de novas unidades geram empregos.

Sendo assim, o governo acatou o pedido e diminuiu o valor do subsídio do FGTS. Assim que publicada no Diário Oficial da União (DOU), a medida entrará em vigor em 60 dias após a data de publicação.

Quais serão os efeitos da mudança?

Neste ano, o efeito dessa redução deve se “insignificante”, de acordo com um executivo do setor de construção civil. Dessa forma, as mudanças maiores em relação a esse subsídio ficarão para o ano que vem.

Veja também:

Melhores bancos digitais: lista reúne 3 concorrentes de peso

O governo, por sua vez, defende que a venda de imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida é uma forma de reduzir o déficit habitacional que há no país.

O aumento para 70% no subsídio do FGTS para imóveis usados aconteceu em junho deste ano. Porém, as críticas do setor de construção fizeram com que o valor diminuísse para 50%. No governo anterior, sob o nome de Casa Verde e Amarela, o subsídio era de 30% para esse tipo de imóvel.

Imagem: MIND AND I / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital