Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscrição online do Minha Casa Minha Vida é real? Não clique em links antes de ler este aviso

Nova fase do Minha Casa, Minha Vida foi lançada recentemente pelo Governo Federal para atender os brasileiros. Veja como se inscrever!

O Minha Casa, Minha Vida passou por uma reformulação em 2023 e foi lançado, oficialmente, pelo governo. O programa habitacional oferece melhores condições de financiamento para quem deseja adquirir a casa própria. Diante disso, informações sobre o assunto passaram a circular nas redes sociais. 

Em uma publicação que trata sobre a iniciativa, as inscrições para integrar o programa podem ser realizadas por meio de um link. Isso não é verdade. Com base na apuração realizada pela Lupa, página vinculada à plataforma Uol, é golpe. 

O MCMV não possibilita inscrições online. Desse modo, os cidadãos interessados que moram na região urbana precisam buscar informações nas prefeituras municipais. Já os da área rural devem procurar uma organizadora privada.

Ainda, de acordo com as informações apuradas pela Lupa, ao clicar no link que circula nas redes sociais, o usuário é direcionado para um formulário que solicita diversos dados pessoais. Depois da primeira etapa, é informado que o sistema está procurando recomendações, e a página não sai disso.

A partir de então, o indivíduo começa a receber diversos e-mails com links suspeitos para a venda de diferentes produtos ou serviços. E, o pior, nada sobre o Minha Casa, Minha Vida é enviado. 

Como evitar esse tipo de golpe?

O uso de links para a captura de informações pessoais das vítimas é um mecanismo bastante comum entre os golpistas. Vale ressaltar que ao ter contato com dados como documentação, e-mail, bancos, entre outros, é possível aplicar uma série de outras fraudes. 

Assim sendo, o mais recomendado para evitar tal tipo de situação é justamente não clicar em links suspeitos que circulam nas redes sociais. Antes disso, o usuário deve buscar por canais mais confiáveis para saber como proceder.

Imagem: I’m friday / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital