Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo define prazo para fim do pente-fino do Bolsa Família

Com o pente-fino no Bolsa Família, milhares de famílias terão o recebimento do benefício sofrendo checagem. Confira mais detalhes.

Governo define prazo e novo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), já sabe quando vai terminar o “pente-fino” nos cadastros do Bolsa Família.

Antes de assumir o governo, os articuladores do presidente Lula informaram que o Cadastro Único (CadÚnico) iria passar por uma reavaliação. Isso porque ele está desatualizado, o que traz insegurança para o pagamento dos beneficiários.

A revisão dos cadastros terá o prazo de 90 dias para ser feita. Entretanto, Dias disse que as equipes de trabalho estão se esforçando para terminar a checagem no menor tempo possível. 

Governo define prazo de 90 dias para reavaliação do CadÚnico

O Cadastro Único é a base de dados que o governo utiliza para determinar os beneficiários dos programas sociais. Entretanto, com a pandemia e a digitalização do processo, a segurança das informações vem sendo questionada.

Ainda no governo anterior, foram identificados 2,5 milhões de beneficiários que estavam recebendo o Auxílio Brasil de forma indevida. O motivo seriam as brechas abertas pelo cadastro desatualizado. 

Além disso, para que o governo consiga fazer o pagamento dos R$ 150 para crianças entre 0 e 6 anos, é necessário que as informações estejam corretas. Nesse cenário, o governo definiu um prazo para o final da revisão do CadÚnico e deu o primeiro passo para a reformulação do programa social, que deixará de ser Auxílio Brasil e voltará a se chamar Bolsa Família

Wellington Dias também disse que, enquanto a verificação está sendo feita, o governo manterá os pagamentos no moldes que já estavam sendo usados.

Quantas pessoas podem perder o benefício?

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, não é possível estimar quantas pessoas podem deixar o programa e nem quanto custará o Bolsa Família depois do “pente-fino”. O Auxílio Brasil já atendeu mais de 21 milhões de brasileiros.

Além disso, o ministério e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão trabalhar juntos para confirmar as informações do CadÚnico. 

Imagem: Tatiane Silva / shutterstock.com